Tuesday, August 19, 2008

Ter Esperança: Estudos Mostram que "Terapia da Esperança" Combate Depressão


ScienceDaily (Aug. 19, 2008) — Um conjunto crescente de investigações sugere que há uma forma potente de combater os sintomas de depressão sem envolver a obtenção de uma receita médica.

Que arma potente é esta ? Esperança.

"Estamos descobrindo que a esperança está consistentemente associada a poucos sintomas de depressão. E a boa notícia é que a esperança é algo que pode ser ensinado, e pode ser desenvolvido em muitas das pessoas as quais dela necessitam ", disse Jennifer Cheavens, professora adjunta de psicologia na Ohio State University.
Cheavens e Laura Dreer da Universidade de Alabama em Birmingham discutiram algumas das mais recentes pesquisas sobre como a esperança pode combater a depressão durante um simpósio na reunião anual da Associação Americana de Psicologia em Boston sabado 16 de agosto.

Cheavens usa a técnica de medir esperança nas pessoas através de um questionário com 12 itens desenvolvido pelo seu mentor, o falecido CR Snyder, da Universidade de Kansas. Nesta medida, a esperança tem dois componentes: um mapa ou um caminho para conseguir o que a pessoa quer, e a motivação e força para seguir esse caminho.

"Se você acha que sabe como obter o que você
 quer na vida, e que você tem vontade de fazer com que isso aconteça, então você tem esperança", disse Cheavens.

Esperança é diferente de otimismo, o qual é uma expectativa generalizada que coisas boas irão acontecer, disse ela. A esperança envolve ter metas, juntamente com a vontade e o plano para alcancá-los.

O potencial da esperança, como uma maneira de lutar contra a depressão é visível em um estudo recente de pacientes e cuidadores que Cheavens discutiu em sua apresentação .

Neste estudo, Cheavens e Dreer examinaram 97 adultos, a maioria com mais de 60 anos de idade, que tinham sido diagnosticados com degeneração macular ou outras condições que fariam com que perdessem a visão.

Os investigadores analisaram as medidas de esperança e de depressão nestas pessoas com baixa visão, juntamente com seus cuidadores.

Como esperado, os pesquisadores encontraram que, em geral, os cuidadores eram mais susceptíveis a ter sintomas depressivos significativos se os próprios pacientes tinham sintomas de depressão.

Mas cuidadores que pontuaram mais nas medidas de esperança mostraram menos sintomas depressivos, mesmo se as pessoas que eles cuidassem fossem deprimidas. Cuidadores com um nível alto de esperança tambem apresentaram maior satisfação com a vida, e sentiam pouco sentimento de carga ou peso.

"A esperança parece ser a protetora de quem cuida", disse Cheavens.

A boa notícia e que a esperança e algo que pode ser desenvolvido nas pessoas, disse ela.

Em um estudo publicado na Jornal Pesquisa de Indicadores Sociais, Cheavens e os seus colegas testaram um tratamento com a Terapia da Esperança em 32 pessoas recrutadas através de anúncios em jornais e folhetos. Os anúncios pediam participantes dispostos a assistir semanalmente as reunioes de grupo projetadas para aumentar as habilidades dos participantes de alcancar suas metas.

Os investigadores especificamente procuraram pessoas que não fossem diagnosticadas com depressão ou outras doenças mentais, mas que se sentiam insatisfeitos com o contexto de suas vidas.

"Muitas das pessoas que procuram a terapia não são doentes mentais - eles não satisfazem os critérios de depressão ou outras doenças", disse Cheavens. "Portanto, se voc~e primeiramente focaliza no que está errado com eles, pode não haver muito progresso."

"A Terapia da Esperança procura construir usando as forças que as pessoas tem , ou ensiná-las a desenvolver essas forças. Nós não focalizamos no que esáa errado, mas nas formas de ajudar as pessoas a viver de acordo com o seus potenciais. "

Neste estudo, cerca da metade dos participantes fizeram parte de oito sessões de grupo de duas horas conduzidas por líderes treinados. Como parte destas sessões, novas habilidades relacionadas a esperança foram ensinadas, incluindo identificar os objetivos, os meios para alcançá-los, e como motivar a si próprio.

Os resultados mostraram que aqueles que participaram da Terapia da Esperança tinham reduzido os sintomas depressivos em comparação com o grupo de controle que não participou.

"Estamos descobrindo que as pessoas podem aprender a ser mais esperancosas, e que isto ira ajuda-las em muitos aspectos", afirmou Cheavens.

"O que penso ser excitante acerca da Terapia da Esperança é a forma como estamos aprendendo com as pessoas que estão muito bem. Nós temos calculado o que as pessoas estão fazendo direito, e pegando essas lições e desenvolvendo terapias e intervenções para as pessoas que não estão tão bem ", disse Cheavens.

E a grande novidade é que isto parece estar funcionando - nós podemos ensinar as pessoas como serem mais esperançosas."

No comments: