A paciente de 64 anos havia perdido as funções de seu braço esquerdo após o acidente cerebral.
Mas poucos dias depois, ela desenvolveu um "terceiro membro", que ela dizia enxergar e usar para tocar objetos e até coçar o braço direito.
Usando exames de ressonância magnética, especialistas do Hospital Universitário de Genebra confirmaram que o cérebro da mulher emitia comandos ao "braço fantasma" e reconhecia suas ações.
Raro
A paciente diz que seu novo membro fica a sua esquerda e tem uma cor de leite, "quase transparente".
Segundo o neurologista Asaid Khateb, chefe da equipe que analisou as imagens cerebrais, trata-se de um caso extremamente raro em que o paciente não somente sente o membro imaginário, como também o enxerga e o movimenta voluntariamente.
O médico disse ainda que esta é a primeira vez que se mede a atividade cerebral a partir do contato com um membro fantasma.
O fenômeno do membro fantasma esta normalmente associado com pessoas que sofreram amputação. Segundo cientistas, entre 50% e 80% delas descrevem sensações de tato e dor na parte retirada.
Postagem relacionada :
1 comment:
Oi, Chara.
Super interessante este tema.
Você já ouviu falar de um livro cujo título é "Train your Mind, Change your Brain"? Ali estão relatadas as reuniões que o Dalai Lama teve com a comunidade científica onde são traçados paralelos entre o Budismo e a Ciência. Um livro que trata principalmente da neuroplasticidade. Sua autora é Sharon Begley.
Breijo :)
Post a Comment