Monday, April 13, 2009

Terceiro Braço : Membro Fantasma



A paciente de 64 anos havia perdido as funções de seu braço esquerdo após o acidente cerebral.


Mas poucos dias depois, ela desenvolveu um "terceiro membro", que ela dizia enxergar e usar para tocar objetos e até coçar o braço direito.


Usando exames de ressonância magnética, especialistas do Hospital Universitário de Genebra confirmaram que o cérebro da mulher emitia comandos ao "braço fantasma" e reconhecia suas ações.

Raro


A paciente diz que seu novo membro fica a sua esquerda e tem uma cor de leite, "quase transparente".


Segundo o neurologista Asaid Khateb, chefe da equipe que analisou as imagens cerebrais, trata-se de um caso extremamente raro em que o paciente não somente sente o membro imaginário, como também o enxerga e o movimenta voluntariamente.


O médico disse ainda que esta é a primeira vez que se mede a atividade cerebral a partir do contato com um membro fantasma.


O fenômeno do membro fantasma esta normalmente associado com pessoas que sofreram amputação. Segundo cientistas, entre 50% e 80% delas descrevem sensações de tato e dor na parte retirada.


As descobertas da equipe foram divulgadas na revista especializada Annals of Neurology.

Fonte: BBC Ciência & Saúde

Postagem relacionada :

Video em inglês com o Dr. Ramachandran : A Journey to the center of your mind : Eliminar dor intensa e paralisia

1 comment:

Jonice said...

Oi, Chara.

Super interessante este tema.
Você já ouviu falar de um livro cujo título é "Train your Mind, Change your Brain"? Ali estão relatadas as reuniões que o Dalai Lama teve com a comunidade científica onde são traçados paralelos entre o Budismo e a Ciência. Um livro que trata principalmente da neuroplasticidade. Sua autora é Sharon Begley.
Breijo :)