A equipe, da Universidade de Toronto, realizou dois estudos que mostraram que a sensação de solidão também está ligada a preferência por bebidas quentes, como chá ou sopa ao invés de frutas e refrigerantes.
Na primeira experiência, os especialistas dividiram 65 estudantes em dois grupos e recolheram experiências pessoais de situações em que haviam se sentidos excluidos e em que haviam sido aceitos.
Em seguida, pediram que os voluntários estimassem a temperatura da sala.
Os palpites variaram de 12º C a 40º C, sendo que os que haviam comentado sobre seu isolamento ou solidao deram estimativas mais baixas em relação a temperatura.
No segundo experimento, os pesquisadores pediram a 52 estudantes que jogassem uma simulação de computador com uma bola.
A experiência teve o objetivo de avaliar reações de ganhadores e perdedores.
Ao final dos testes, os especialistas pediram aos estudantes que expressassem suas preferências entre bebidas e comidas quentes ou frias.
Eles perceberam que os voluntários que não haviam se saido bem na partida optaram mais por bebidas quentes, como café e sopa.
"Isto pode explicar porque as pessoas usam metaforas relativas a temperatura para descrever a inclusão ou exclusao social", disse Zhong.
A equipe sugere que as conclusoes poderiam ser utilizadas para tratar as pessoas com sentimentos de tristeza ou de solidão.
Os pesquisadores obtiveram algumas evidências que apoia a idéia de que a temperatura reduzida também contribui para um aumento na experiência depressiva.
Na revista, publicada pela Associacao Americana de Psychological Science, eles dizem: "Uma direção interessante para a investigação seria, determinar se experimentar o calor de um objeto pode reduzir a experiência negativa da exclusao social.
"Semelhante implicação tem sido utilizada metaforicamente na literatura de auto ajuda, mas a nossa investigação sugere que comer sopa quente pode ser um mecanismo literal para enfrentar a exclusão social."
Eles também sugerem que o aumento da temperatura poderia ajudar alguem que esta "se sentindo desanimado" - da mesma forma que as pessoas com desordem afetiva periódica( ou seasonal affective disorder = SAD) são ajudados com a terapia da luz.
Dr. Lesley Prince, um docente em Psicologia na Universidade Birmingham, disse: "Isso é muito interessante, e mostra que a fisiologia se correlaciona as emoções."
Ele acrescentou: "Eu particularmente, gosto da idéia de que você pode ajudar as pessoas a se sentirem melhor, caso elas estejam se sentindo deprimidas ou solitárias, elevando a temperatura ."
Podem haver boas razões para o fato de oferecermos uma xícara de chá/ou café as pessoas para que se sintam melhor .
No comments:
Post a Comment