Monday, February 11, 2008

Suco De Beterraba Pode Reduzir A Pressão

Na semana passada revistas e jornais médicos publicaram resultados de pesquisada feita em Londres e anunciada pelo Journal of American Heart Association Hypertension.


O consumo de meio litro de suco de beterraba por dia pode ajudar a baixar a pressão sanguínea significativamente.

A pesquisa mostra que doses diárias de suco de beterraba podem diminuir a pressão alta.

Pesquisadores da Barts e da The London School of Medicine descobriram que beber apenas 500ml de suco de beterraba por dia pode significadamente reduzir a presão sanguínea. Esta descoberta pode ter grande implicação no tratamento de doenças cardiovasculares.


Liderados pela professora Amrita Ahluwalia do William Harvey Research Institute na Barts e The London School of Medicine, e o professor Ben Benjamin da Peninsula Medical School, a investigação revela que a ingestão do nitrato contido no suco de beterraba - tambem encontrado em vegetais verde escuros e folhosos - resulta no final na diminuição da pressão sanguínea. Anteriormente a ação protetora da dieta rica em vegetais era atribuída ao seu conteúdo de vitaminas antioxidantes .


A professora Ahluwalia e seu grupo encontraram que em voluntários saudáveis a pressão sanguínea diminuiu uma hora depois de consumido o suco, mas o efeito era ainda mais forte depois de três a quatro horas, e continuava a ser sentido ate 24 horas depois de tomada a bebida.

Os pesquisadores mostraram que a redução da pressão sanguínea e devido a formação química do nitrito a partir do nitrato presente no suco.



O nitrato no suco é convertido em nitrito na saliva, por bactérias presentes na língua.
Esta saliva contendo nitrito e engolida, e no ambiente acido do estômago ela e ou convertida em óxido nítrico, ou reinserida na circulação como nitrito.


O ápice da redução da pressão arterial coincidiu com o ápice dos níveis de nitrito na circulação.

A redução da pressão, no entanto, não foi observada em um segundo grupo de voluntários, que não engoliu a saliva enquanto bebia o suco, ou durante as três horas seguintes.

Mais de 25% da população mundial e hipertensa e há estimativas de que este número possa chegar a 29% ate 2025. 

Somado a isto esta o fato da hipertensão causar cerca de 50% dos problemas cardíacos e aproximadamente 75% dos derrames. Definitivamente este estudo pode abrir caminho para um tratamento de baixo custo contra a pressão alta.

“Nossa pesquisa sugere que beber suco de beterraba, ou consumir outros vegetais ricos em nitrato, pode ser uma maneira simples de manter um sistema cardiovascular saudável, e pode vir a ser mais uma forma adicional de combater a pressão alta”, disse a médica Amrita Ahluwalia, envolvida no estudo.


Mais sobre este assunto:

ScienceDaily

FoodNavigator

3 comments:

Lia said...

Muito interessante seu blog adorei.

Ser Saudável said...

; ) Apareca mais vezes e obrigada pelo comentario.

Allan C da Silva said...

tem algum suco que ajuda no combate a hemorroida