Um spray nasal feito apartir da água salgada do Oceano Atlântico acalmou rapidamente os sintomas de resfriado da época do inverno e abrandou a tosse e sintomas de gripe de crianças entre 6 e 10 anos, pesquisadores da Europa relataram.
Dr. Ivo Slapak e seus colegas, no Teaching Hospital of Brno na República Checa, disseram que pode ser que a água salgada tenha um efeito mecânico simples de limpar o muco ou que elementos traço na água salgada tenham um papel mais significante, embora a razão exata porque tal solução funcione não é conhecida.
O estudo publicado em janeiro na edição da Archives of Otolaryngology, foi patrocinado pelo Goemar Laboratoires la Madeleine, Saint-Malo, França, o qual produz o spray nasal da solução salina usado na investigação.
Os autores da pesquisa afirmaram que apesar de lavagens com salina já há muito tempo são mencionadas como tratamento para a gripe, evidências científicas que apoiem sua efetividade ainda são escassas.
Este relatório foi publicado dias após FDA (Food and Drug Administration) dizer que crianças com menos de 2 anos não deveriam ser medicadas com remédios para combater gripe e tosse sem prescrição médica porque eles são muito perigosos para esta faixa etária — esses remédios podem causar distúrbios neurológicos, arritmias cardíacas, alergias e danos aos rins, com risco de morte — .
Este estudo checo envolveu 390 crianças com simples sintomas gripais e de resfriado. Para algumas crianças foram dadas tratamentos padrão como descongestionantes nasais. Outras receberam a limpeza nasal com salina além daqueles medicamentos .
O estudo foi realizado no inverno de 2006 e estendeu-se por 3 meses. As crianças receberam o spray com água salgada 6 vezes ao dia inicialmente e 3 vezes ao dia na ultima parte da pesquisa quando os investigadores observavam se este tratamento evitaria que os sintomas recomeçassem.
Quando as crianças foram checadas pela segunda vez observou-se que as que receberam o spray tiveram menos congestionamento e secreção no nariz. E oito semanas após o estudo ter iniciado, o grupo que usava salina teve significantemente poucos casos de garganta inflamada, tosse , obstrução nasal e secreções em comparação as crianças que receberam tratamentos padrão.
Poucas crianças do grupo que usou salina tiveram que usar remédios para reduzir a febre, descongestionante nasal e medicamentos para dissolver o muco ou antibióticos. Em soma as crianças que usaram o spray adoeceram com menas frequência e perderam poucas atividades escolares.
Fonte:
Dr Mercola
Reuters
No comments:
Post a Comment