Monday, February 18, 2008

Amostras De Cabelo Podem Detectar Cancer De Mama

Relatório de investigadores na Austrália diz que o cabelo de mulheres com cancer de mama pode distinguir-se do cabelo obtido das mulheres sem a doença.


Pesquisadores explicam no The International Journal of Cancer que quando o cabelo e exposto aos Raios X , a radiação e difratada num padrão distintivo pela alfa queratina que forma o cabelo. 


Dr Gary L. Corino e o Dr. Peter W. French, cientistas na Fermiscan Ltda em Sydney, usaram como técnica analisar amostras de cabelo de 13 pacientes diagnosticadas com cancer de mama e 20 indivíduos saudáveis.

O cabelo foi cortado o mais próximo possível da pele para obter amostras do crescimento de cabelo mais recentes. 



Os investigadores com sucesso e consistentemente obtiveram o padrão básico de difração de raio X da alfa-queratina em cada amostra de cabelo.


"O cabelo das pacientes de cancer produziu as mesmas características "com uma única diferença sendo a sobreposição de uma característica nova." 


E esta característica nova foi um anel distinto de baixa intensidade. Este sinal do anel foi razoavelmente exato na identificação do cancer de mama. Ele falhou em uma das pacientes , e apresentou resultados falso-positivos em três pessoas saudáveis.


Os investigadores passaram a estudar o comprimento de cabelo que representa o crescimento de 6 meses de uma paciente cujo o cabelo caiu após a quimioterapia. 


A difração de raio X em três pontos ao longo do cabelo mostrou uma clara evidência do anel na posição mais afastada da raiz do cabelo, um anel enfraquecido no ponto médio e completa ausência do anel perto da raiz.


"Esta redução progressiva da intensidade do anel parece correlacionar-se com o curso do tratamento da paciente, e indica possivelmente a erradicação do cancer como resultado desse tratamento," Corino e French sugerem.


Quanto a razão para o padrão do anel, eles sugerem que possa representar a "incorporação de material externo lipídico a fibra em consequência da presença de um tumor." Pode também ser que a doença afete os folículos do cabelo de alguma maneira.


Mais testes adicionais são necessários para estabelecer a exatidão desta metodologia como um teste de diagnóstico para o cancer de mama, eles concluíram.



Fontes:International Journal of Cancer, February 15, 2008.
Yahoo News


Assuntos Relacionados: 
Estudo desvenda resistência a quimioterapia em casos de cancer de ovário, 10 / Fevereiro 2008
Exame poderá detectar cancer de mama pela saliva
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/01/

No comments: