Friday, August 3, 2007

A Rede De Neurônios E Como Ela Funciona

Neurônio é a célula do Sistema Nervoso responsável pela condução do impulso nervoso. Há cerca de bilhões de neurônios no sistema nervoso humano. O neurônio é constituído pelas seguintes partes: corpo celular (onde se encontra o núcleo celular), dendritos (prolongamentos numerosos e curtos do corpo celular, receptores de mensagens), axônio (prolongamento que transmite o impulso nervoso vindo do corpo celular) e telodendritos.


O neurônio pode ser considerado a unidade básica da estrutura do cérebro e do sistema nervoso. A membrana exterior de um neurônio toma a forma de vários ramos extensos chamados dendritos, que recebem sinais elétricos de outros neurônios, e de uma estrutura a que se chama um axônio que envia sinais elétricos a outros neurônios. O espaço entre a dendrite de um neurônio e os telodendritos de outro é o que se chama uma fenda sináptica: os sinais são transportados através das sinapses por uma variedade de substâncias  químicas chamadas neurotransmissores. O córtex cerebral é um tecido fino composto essencialmente por uma rede de neurônios densamente interligados tal que nenhum neurônio está a mais do que algumas sinapses de distância de qualquer outro neurônio.

Video Rede de Neurônios




Fonte: Neuroscience YouTube Channel

Os neurônios recebem continuamente impulsos nas sinapses das seus dendritos vindos de milhares de outras células. Os impulsos geram ondas de corrente elétrica (excitatória ou inibitória; cada uma num sentido diferente) através do corpo da célula até a uma zona chamada a zona de disparo, no começo do axônio. É aí que as correntes atravessam a membrana celular para o espaço extracelular, e a diferença de voltagem que se forma na membrana determina se o neurônio dispara ou não.


Wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Neur%C3%B3nio


Polêmica

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Copenhague defende a idéia de que os sinais enviados do cérebro para o resto do corpo não são de natureza elétrica. Eles defendem que os nervos enviam sinais de som.

No comments: