Saturday, July 28, 2007

Refrigerante Diet

Por que o consumo de "refrigerantes diet", os quais possuem baixas calorias, contribuem para o conjunto de sintomas que geralmente estão associados a obesidade?

Nenhum porto é seguro : Diet Sodas ligadas a riscos de saúde

Os refrigerantes , mesmo os diet, podem estar ligados ao aumento de fatores de riscos de problemas cardiovasculares e diabetes, pesquisadores norte americanos disseram na última segunda.

Eles entenderam que adultos que bebem um refrigerante ou mais por dia tiveram o risco elevado de aproximadamente 50% de adquirirem a síndrome metabólica - que é um conjunto de fatores tais como excesso de gordura em torno da cintura, níveis baixos do colesterol bom, pressão arterial alta e outros sintomas que condicionam um grande risco de desenvolver doenças cardiovasculares e/ou diabetes mellitus.

Quando a pessoa tem a síndrome metabólica, o risco de adquirir alguma doença cardiovascular ou derrame cerebral duplica. A pessoa também tem o risco de adquirir diabetes, disse o Dr. Ramachandran Vasan da Escola de Medicina da
Universidade de Boston, o qual o seu trabalho foi publicado no Jornal Circulação .

Estudos anteriores mostraram que o consumo de refrigerantes carregados de açúcar está ligado a vários fatores de riscos que conduzem a doenças cardiovasculares , mas Vasan e seus colegas também descobriram que esta ligação se estende a refrigerantes diet.

[Podcast (em inglês) sobre o artigo publicado no Jornal Circulação.] 
O estudo incluiu aproximadamente 6.000 homens e mulheres de meia idade que foram observados por 4 anos.


Aqueles que beberam um ou mais refrigerantes por dia tiveram :


- um risco alto de 31% de se tornarem obesos.
- um risco elevado de 30 % de acumularem gordura ao redor da cintura - a qual tem se mostrado como um indicador de doença cardíaca , mais considerável do que o excesso de peso .
- um risco alto de 25% de elevar os níveis de triglicerídeos e açúcar no sangue.
- um risco maior de 32% de terem baixo nível do colesterol bom( HDL)


Os pesquisadores então analisaram uma amostra menor dos participantes de quem os dados de consumo de refrigerantes normais e "refrigerantes diet "estavam disponíveis. Aqueles que beberam um ou mais refrigerantes (não diet e diet) por dia tiveram o risco maior de 50 a 60 % de desenvolver a síndrome metabólica.

" A parte sobre o refrigerante diet é mais intrigante ", disse Dr. Vasan.




 Ele disse que as pessoas que bebem refrigerantes normais ou diet tendem a ter um modelo dietético similar.



"Em média pessoas que bebem refrigerantes, comem mais calorias, consumem mais gordura saturada e gordura trans, comem menas fibras, fazem menos exercícios físicos e tem a vida mais sedentária."

Dr. Vasan disse que existem várias teoria sobre como os refrigerantes diet poderiam aumentar o risco metabólico da pessoa. "Uma possibilidade é que o refrigerante diet eé doce. E pode ser que por beber algo doce a pessoa adquira a preferência para coisas doces."



"Também o refrigerante diet é líquido. Quando consumimos líquidos nas refeições, eles não nos satisfazem tanto como o alimento sólido."


"Nós gostaríamos que cientistas na área de nutrição conduzissem pesquisas adicionais para nos ajudar a entender porque o refrigerante diet está associado ao risco no metabolismo."

Para mais:

Reuters (Health)

Universidade de Boston
Jornal Circulação

No comments: