Sunday, July 22, 2007

Distúrbio Bipolar

Distúrbio Bipolar Diminui O Cérebro

Mas antes de citar a reportagem quero dar um destaque para "Rethink", que é a principal sociedade de caridade de saúde mental na Inglaterra .

Rethink é um ótimo exemplo do trabalho com pessoas que sofrem de doenças mentais graves; cujo o propósito é ajudá-las a restabelecer uma melhor qualidade de vida.

Como as mudanças em nossa saúde mental podem afetar a maneira que nos sentimos, nos comportamos e nos interagimos com os outros, a maioria das pessoas com uma doença mental experimentam algum tipo do impacto na vida diária.




A reportagem da BBC :

Os pesquisadores britânicos constataram que pessoas com distúrbio bipolar sofrem de uma acelerada diminuição de seus cérebros.

Estudos de imagens realizados separadamente por quatro anos mostraram a perda de tecido do cérebro nas áreas que controlam a memória, o reconhecimento de rostos e a coordenação.

Os resultados publicados no jornal Biological Psychiatry no dia 15 de julho , apóiam observações que pessoas com este distúrbio perdem funções do cérebro com o passar do tempo.

Distúrbio Bipolar é caracterizado por periodos de depressão e mania.

Meio milhão de pessoas no Reino Unido sofrem deste distúrbio.

Quando as pessoas tem manias elas tipicamente se exaltam, são hiperativas e precisam de pouco sono. Elas também podem sofrer de ilusões e halucinações e estão em risco significante de suicídio.

Sinais Nervosos

Mapeamentos do cerebro de 20 pacientes com distúrbio bipolar e um número igual de voluntários sem esta condição mostraram que todos perdem uma pequena quantia de tecidos com o passar do tempo.

Mas naqueles com distúrbio bipolar, a perda da massa cinzenta - onde sinais nervosos são processados - foi maior do que no grupo de voluntários.

Os pesquisadores da Universidade de Edinburgh também entenderam que aqueles que perderam mais massa cinzenta passaram por mais incidentes de mania e depressão e o declínio nas funções do cérebro foram maiores.

O líder do estudo Dr. Andrew McIntosh disse que o estudo não poderia mostrar se a perda do tecido no cérebro era uma causa ou uma consequência da doença.

"Pode ser que incidentes repetidos da doença danifiquem o cérebro e o conduzam ao declíneo ", ele disse.

"Uma outra possibilidade e que as mudanças no cérebro são causadas pelo stress ou fatores genéticos, os quais tendem a conduzir ambos a frequentes incidentes da doença e a uma notável perda do cérebro."

"Não importa qual é a maneira do ciclo, a minha mente enfatiza a importância de manter as pessoas em remissão e a importância de oferecer o melhor tratamento."

Para mais : BBC Health :
http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/6907050.stm

Universidade de Edinburgh :
http://www.ed.ac.uk/news/index.html?07221913



Society of Biological Psychiatry :
http://www.sobp.org

Wikipedia :

Definição: é uma forma de distúrbio de humor caracterizado pela variação do humor entre uma fase de maníaca ou hipomaníaca, hiperatividade e grande imaginação, e uma fase de depressão de inibição, lentidão para conceber idéias e realizar, e ansiedade ou tristeza.

Nota: o doente de distúrbio bipolar e também comumente chamado de "maníaco depressivo" por leigos (e por alguns psiquiatras do século vinte), entretanto, este uso não é popular atualmente entre os psiquiatras, que padronizaram o uso de Kraepelin do termo depressão maníaca para descrever o espectro bipolar como um todo, que inclui tanto o distúrbio bipolar como a depressão; eles agora utilizam distúrbio bipolar para descrever a forma bipolar da depressão maníaca.)



http://pt.wikipedia.org/wiki/Dist%C3%BArbio_bipolar

BBC Health

No comments: