Friday, August 17, 2007

Entendendo Melhor A Acupuntura


Os antigos chineses compreenderam que todo e qualquer ser vivo é sustentado por um equilíbrio entre duas forças de energias opostas, chamadas Yin e Yang. Juntas, elas são a essência da vida ou o Qi (energia vital) que flui através do corpo pelos canais invisíveis chamadas de meridianos. A metade de determinados órgãos e meridianos são governados por Yin e a outra metade por Yang. Quando Yin e Yang estão em desequilíbrio no corpo, isto causa um bloqueio do Qi e consequentemente uma doença.

Os desequilíbrios entre Yin e Yang podem ser causados por stress, depressão, choques emocionais, alimentação inapropriada, ou podem ser afetados pelo vento, tempo quente ou frio, umidade ou seca, fogo (calor) traumas, machucaduras (por insetos ou animais), etc. Com o propósito de diagnosticar,Yin e Yang são subdivididos em interno e externo, quente e frio, deficiente e excessivo, e outros. A doença é compreendida como um rompimento da energia que flui através do corpo ao longo dos meridianos ligados a específicos sistemas e órgãos internos .



De acordo com a teoria médica Chinesa, a energia vital da vida circula através do corpo humano por uma rede de canais (os meridianos). Quando este fluxo energético é estável e não está obstruído, o resultado é uma boa saúde. Mas, se este fluxo está deficiente ou excessivo, desconfortos e doenças ocorrerão.


Por exemplo, costas tensas podem ser devido ao bloqueio do fluxo energético no canal da Bexiga o qual passa pelos dois lados da coluna vertebral (conforme o desenho a cima).

O objetivo da acupuntura é corrigir desequilíbrios da energia inserindo agulhas em pontos específicos ao longo dos meridianos para assistir o poder de recuperação do próprio corpo, ajustar ou rebalancear o fluxo da energia e ajudar a pessoa a recuperar a saúde.

Pesquisas atuais tem determinado que a acupuntura estimula certos sistemas a liberar certas substâncias químicas, como endorfinas e hormônios, as quais afetam os humores, a saúde e a percepção da dor. Elas também tem mostrado que a acupuntura melhora as funções do sistema imunológico e as atividades hormonais.

Fonte :

Ilustração :

No comments: