Monday, June 11, 2007

Vitamina D

Science Daily publica hoje um artigo sobre a pesquisa feita pela Universidade de Tufts em Boston.


A falta de sol não explica o baixo nível de vitamina D nas pessoas idosas que estão com excesso de peso. 


Ainda não é claro porque os adultos idosos que estão acima do peso tem níveis baixos de vitamina D no sangue. Entretanto, os pesquisadores no Jean Mayer Centro de Pesquisa de Envelhecimento e de Nutrição que fica na Universidade de Tufts descobriram que a falta de exposição ao sol não pode esclarecer níveis baixos de vitamina D em pessoas idosas as quais tenham excesso de peso.

'Pessoas de 65 anos ou mais com uma percentagem elevada de gordura tem níveis mais baixos de 25-hidroxivitamina D, a forma de arnazenamento da vitamina D, comparada com aquelas que tem níveis inferiores de gordura no corpo, diz a autora e correspondente Susan Harris, DSc, epidemiologista do Laboratório de Metabolismo dos Ossos na Universidade de Tufts.'


Harris e o co autor Bess Dawson-Hughes, MD, diretor do Laboratório de Metabolismo de Ossos da mesma universidade, entrevistaram 381 homens e mulheres caucasianos com idade de 65 anos ou mais, a respeito de exposição ao sol por um período precedente de três meses .


Indivíduos relataram quanto tempo eles passam ao ar livre, o quanto suas peles foram expostas enquanto eles estiveram ao ar livre, e se ou não usaram proteção solar.


A periodicidade ou quando o indivíduo começou a participar do estudo também foi considerado, porque em Boston, onde o estudo foi conduzido, os raios solares são fracos no inverno comparados com os meses de verão.


Para mais clique ScienceDaily:

http://www.sciencedaily.com/releases/2007/06/070607112840.htm


Universidade de Tufts:


http://www.tufts.edu/main.php?p=flash







Ainda sobre a vitamina D :


WebMD publicou a três dias atrás um artigo comentando o resultado de pesquisas também sobre a Vitamina D.

A
Vitamina D e o câncer 

Vitamina D pode diminuir os riscos de cancer; suplementos não são recomendados.



Um estudo divulgado dia 8/06/07 conclui que elevado consumo de vitamina D reduz o risco de desenvolver o câncer.


Essa descoberta é a mais recente em um corpo crescente de evidências que sugere que a linha dos métodos atuais de alimetação com vitamina D pode ser demasiada baixa.


Mas os peritos, incluindo o autor do estudo, advertem que a pesquisa deve ser vista como preliminar e não deve ser tomada como a razão para drasticamente aumentar o uso de vitamina D em forma de suplementos no empenho de prevenir o câncer.


'Esta pesquisa adiciona apoio a evidência realmente convincente de que nós precisamos elevar as recomendacções sobre a vitamina D', diz Joan M. Lappe, PhD, principal autora do estudo.


Mas destacou que o estudo esteve limitado a mulheres brancas saudáveis, pós menopausal e que os descobrimentos sobre o câncer não poderiam ser aplicados a outros grupos.


Mais estudos precisam ser feitos, diz Lappe professora da Universidade de Medicina e de Enfermagem da Universidade de Creighton, em Omaha,Nebrasca.


Para mais clique WebMD
http://www.webmd.com/cancer/news/20070609/cancer-benefit-vitamin-d?src=RSS_PUBLIC


Universidade de Creighton

http://www2.creighton.edu/




(Bananeira)


As funções da vitamina D e onde encontrá-la :



A Vitamina D tem como principal função a absorção do cálcio, sendo essencial na formação da estrutura óssea. Também promove a absorção do fostato.
Deficiência: Leva ao raquitismo nas crianças e a osteomalácia nos adultos, ambas caracterizadas por amolecimento dos ossos devido a ausência de fosfato de cálcio. É comum fraqueza e espasmos musculares.


Onde encontramos a Vitamina D?


No sal, frutas (em especial na banana), óleo de fígado de bacalhau, sardinha, atum, leite integral e seus derivados , na gema do ovo.



Os raios solares, especialmente nas primeiras horas da manhã e diretamente na pele das pessoas, são importantes para que a vitamina D seja ativada e melhor aproveitada pelo corpo


DICA: é importante tomarmos sol diariamente, por pelo menos 20 minutos, pela manhã até as 10:00 horas ou à tarde depois das 16:00. Desta forma, contribuiremos muito para o fortalecimento ósseo e para a prevenção da osteoporose. Nestes horários, encontramos menor quantidade de raios solares prejudiciais ao organismo.

Fontes :



Web Site Saúde :

http://www.websitesaude.kit.net/vitaminas.htm


Pastoral da Criança :

http://www.pastoraldacrianca.org.br/htmltonuke.php?filnavn=dicas/segalim/dicas_maio_2000.htm


1 comment:

sandra mbsm(mae da evellyn marcondes) said...

ola,estas dicas tb servem pra crianças com dificuldades no crescimento? e a vitamina D3 ?é a mesma coisa? ou sao outros alimentos?