Wednesday, December 14, 2011

A Verdade Sobre As Vitaminas

Produzido pela BBC em parceria com alguns laboratórios e instituições médicas, o documentário "A Verdade Sobre as Vitaminas" (The Truth About Vitamins) mostra o que as vitaminas realmente fazem ao corpo. E revela ainda recentes pequisas mostrando que, longe de ser um inofensivo remédio natural, a vitamina pode se tornar uma droga poderosa com a capacidade de causar grandes estragos.

O video foi apresentado em Portugal portanto observe que a palavra 'constipação' é usada ao invés de 'resfriado'.


OBS:Constipação (Resfriado Comum): A palavra constipação significa na gíria médica obstrução, entupimento. Pode portanto ser corretamente aplicada tanto a um entupimento nasal como a um intestinal. 


Video Parte 1



Video Parte 2




Video Parte 3




Video Parte 4




Video Parte 5




Fonte:CognoscereNew

Monday, December 5, 2011

Como A Meditação Pode Tratar Distúrbios Psiquiátricos



Em um novo estudo, exames de ressonância magnética mostram que meditadores podem ser capazes de 'desligar' áreas do cérebro associadas ao autismo e a esquizofrenia. 


Problema: A meditção pode auxiliar a lidar com o cancer, a conter a vontade de fumar e prevenir a psoríase. Além disto, sua capacidade de ajudar as pessoas a manter o foco tem sido associada com aumento da felicidade. Pode o entendimento do que acontece no cérebro, quando nós nos sentamos e focamos, nos levar também a pistas de como tratar distúrbios psiquiátricos?


Metodologia: Pesquisadores de Yale dirigidos pelo professor assistente de psiquiatria Judson A. Brewer utilizaram exames de ressonância magnética para escanear meditadores experientes e novatos enquanto eles praticavam diferentes técnicas de meditação.

Resultados: Meditadores experientes tiveram diminuição da atividade na rede neural em modo padrão do cérebro - áreas que estão associadas a distúrbios como ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade e doença de Alzheimer. Quando esta rede estava ativa, regiões do cérebro associadas com a automonitoramento e controle cognitivo também estavam ativadas em meditadores experientes, mas não em novatos. Isto sugere que os meditadores treinados podem ser capazes de simultaneamente monitorar  e suprimir o surgimento de pensamentos sobre o 'eu' e a vontade de sonhar acordado. Em formas patológicas, esses estados são ligados a doenças como autismo e esquizofrenia.


Conclusão: Meditadores experientes parecem ser capazes de 'desligar' áreas do cérebro associadas com devaneios e distúrbios psiquiátricos - tais como autismo e esquizofrenia.

Implicações: Meditadores experientes podem ter desenvolvido uma rede em modo padrão menos autocentrada a qual potencialmente poderia ser explorada em aplicações clínicas. "A preocupação com os pensamentos sobre si é uma marca registrada de muitas formas de doença mental , e a a meditação parece afetar esta condição", disse Brewer em um comunicado. "Isso nos da algumas pistas boas de como os mecanismos neurais nesta situação poderiam estar trabalhando clinicamente."

Fonte: O estudo completo, "A Experiência da Meditação Está Associada a Diferenças de Atividade e Conectividade na Rede em Modo Padrão" (tradução literal), foi publicado na revista Proceedings of National Academy of Sciences, November 23, 2011.





Obs: DMN – Default Mode Network – Rede em Modo Padrão ou Rede neural em estado padrão. A DMN e conhecida como uma rede de regiões do cérebro que são ativadas conjuntamente quando o indivíduo não está focado no mundo exterior  e o cérebro está em repouso vigilante ( ou em Alerta durante o repouso) . Pensava-se que o cérebro simplesmente “desligava”. Sabe-se, hoje, através de estudos de ressonância funcional que este “repouso” e um processo ativo com participação de estruturas cerebrais específicas. 

Video Meditação: Observing



Mosen on Vimeo

Sunday, December 4, 2011

Por Que Somos Felizes?

Dan Gilbert, autor de " Stumbling on Happiness" (Tropeçando na Felicidade), contesta a idéia de que seremos infelizes se não tivermos o que queremos. Nosso 'sistema imunológico psicológico' permite que sejamos felizes mesmo quando as coisas não são como planejamos.


Video Filmado em 2004 é muito elucidativo.




Legendado em português


Fonte: TED
Daniel Gilbert

Tuesday, November 15, 2011

Álcool





Campanha de informação sobre o álcool  da  Inglaterra que traz como pano de fundo "a invencibilidade". É de alguns anos atrás, mas super atual!




Video: 



Fonte: YouTube


Para mais 

Cisa Centro de Informações sobre Saúde e Álcool

Saturday, October 15, 2011

Para Rir e Desestressar

Video:


                                                                           

Creditos: Eric Luhta

Tuesday, October 11, 2011

Tuesday, October 4, 2011

Importantes Questões Alimentares

Documentário "Food Matters" 


O documentário apresenta entrevistas com especialistas da area de saúde, que revelam as melhores escolhas de terapias naturais que voce pode fazer para a sua saude e a da sua familia. No filme voce descobrirá o que funciona, o que não funciona e o que está nos matando.


Video Parte 1


 


Video Parte 2


  


Video Parte 3


  


Video Parte 4


  


Video Parte 5


  


Video Parte 6






Creditos: Food Matters Tv         
                      
                   Food Matters YouTube
                 
                  CognoscereNew

Wednesday, September 28, 2011

Só Dieta A Base De Vegetais Reverte Doenças Cardíacas



Diga adeus a bifes, peixes, arroz branco e açúcar. Farinha e grãos, so integrais. Azeite de oliva, nem pensar.


Para o cirurgião americano Caldwell Esselstyn, 77, uma alimentação baseada em folhas, frutas, legumes e grãos integrais e o único jeito de evitar, deter e reverter doenças cardiovasculares.

Seu método, que vem sendo aperfeiçoado nos últimos 30 anos, e o tema do documentário "Forks over Knives" (trocadilho que quer dizer tanto "garfos sobre facas" quanto "garfos no lugar de bisturis"), lançado nos EUA e ainda inédito no Brasil.

O filme conta a história de pacientes de Esselstyn, médico da Cleveland Clinic (Ohio). Eles venceram problemas cardíacos e evitaram cirurgias ao adotar a dieta.


Para o cirurgião, que falou a Folha por telefone, a dieta extrema não e a que ele propoe, e sim a adotada pela maioria dos ocidentais. "Ela garante que milhões de pessoas serão submetidas a cirurgias de peito aberto. Vamos comer vegetais. E para isso que fomos criados."

Folha - O sr. diz que os problemas cardíacos se devem a alimentação. Não há outros fatores de risco envolvidos, como genética?
Caldwell Esselstyn - Se voce come a dieta tipica ocidental, cheia de carne, óleo e laticínios, você vai ver que, entre mil pessoas, algumas terao infarto aos 40, outras aos 50, outras aos 60, 70 ou 80. Voce pode dizer que, geneticamente, quem tem o infarto so aos 80 e mais forte para resistir a essa dieta extrema. Por outro lado, se todo mundo comer uma dieta baseada em vegetais, todos sao poupados.

Controlar os níveis de colesterol não e suficiente?
Ao pensar so em números, prestamos atenção a coisa errada. As pessoas tomam remédios para o colesterol mas ainda querem comer frango frito. O que funciona e o que entra pela sua boca.

Toda vez que voce come azeite, óleo, leite, manteiga, queijo, sorvete, iogurte e carne, voce machuca o delicado revestimento das artérias, o endotélio. Ele é um tapete mágico que produz uma molécula incrível chamada óxido nítrico, que e vasodilatadora e protege a parede dos vasos sanguíneos.

Autópsias de soldados que morreram na Guerra da Coreia e no Vietna, dos anos 50 a 70, revelaram que 80% dos jovens de 20 anos já tinham problemas coronários visíveis. As obstruções não eram suficientes para causar um infarto, mas estavam lá. Hoje, todos os jovens tem isso.

Sua dieta exclui o azeite de oliva, base da dieta mediterrânea. Ela está toda errada?
Está errada em recomendar azeite. Em Creta, ha 60 anos, as pessoas eram magras, comiam muitos legumes e frutas e um pouco de azeite. As desvantagens do azeite eram compensadas pela quantidade de vegetais.
Quando voce estuda o efeito do azeite com um teste de ultrassom da arteria braquial (no braco), que mede os danos ao endotélio, vemos que o óleo machuca os vasos.


Você chama as cirurgias e angioplastias de soluções mecânicas para um problema biológico. Esses procedimentos não adiantam nada?
Eles não chegam a ser soluções. A medicina tem evoluído no sentido de criar uma lista cara de remédios e de procedimentos perigosos, como a colocação de stents ["molas" inseridas em vasos obstruídos] e pontes de safena. Com o tempo, e preciso colocar outro stent, fazer outra ponte, tomar mais remédios, e, no fim, a pessoa morre do coração assim mesmo.

Os médicos, não sei o porque, passaram a acreditar que as pessoas não são capazes de mudar seu estilo de vida. Mas o problema e que eles não sabem como transmitir essa mensagem.

Quando trato alguém com doença cardíaca, fazemos um curso de cinco horas. O paciente vai entender o que causou a doença e o que ele deve fazer para reverte-la. No fim, oferecemos uma refeição a base de vegetais e uma apresentação de 1h15 sobre como comprar e preparar alimentos, ler rótulos e lidar com restaurantes e viagens.

A revolução da sauúe nunca vai acontecer por causa da descoberta de um remédio. Nunca vai ser por causa de um novo procedimento cirúrgico. A revolução vai acontecer quando as pessoas estiverem informadas do ponto de vista nutricional, para evitar as comidas que vao faze-las perecer por uma doença.

Qual percentual dos seus pacientes tem melhora?
Quase todos. Quando começamos o programa, e as pessoas ainda não sabiam se ia funcionar, 70% se recuperavam. Agora estamos em 90%. O que torna esse tratamento tão poderoso e que posso mostrar raios-X de artérias do nosso primeiro grupo. Os pacientes percebem que, se os outros conseguiram, eles também vão.

O sr. diz que moderação mata. Por que não dá para comer carne com moderação?

Moderação é dizer: qual a quantidade de um alimento que ( sei que vai me prejudicar) eu posso comer e conseguir escapar das doenças? Isso é loucura. Quantos bifes posso comer? Quantas batatas fritas engorduradas? Como assim? É a mensagem errada.

O sr. acredita que sua dieta pode ser adotada globalmente?
O Brasil está destruindo a atmosfera e o mundo ao queimar as florestas que são ótimas para capturar o CO2. Por que? Para produzir carne, que vai fazer as pessoas morrerem cedo e ter vidas miseráveis e infelizes. Se toda essa área for substituida por vegetais, e possível produzir muito mais. Vamos comer plantas, e para isso que fomos criados.

Confira no site: 



Thursday, September 15, 2011

Anvisa Proibe Venda de Mamadeiras Plásticas Feitas com Bisfenol A

Finalmente!!!
Mamadeiras de todos os modelos, tamanhos e materiais. Algumas possuem um selo: zero por cento de BPA ou livre de BPA. Essa e a sigla de bisfenol A, uma substancia que faz parte do policarbonato, um plastico transparente, bem durinho. E o material mais comum nas mamadeiras baratas. 

O uso de policarbonato em mamadeiras ja foi proibido no Canada, Australia e na Uniao Europeia. agora o Brasil tomou a mesma decisao. 

A Anvisa (Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria) determinou que a partir de janeiro do ano de vem, esses produtos nao podem mais estar nas prateleiras.O BPA tambem e usado para fazer tigelas e copos plasticos, mas esses produtos continuam liberados. 

A proibiçao das mamadeiras e para proteger as crianças pequenas. Segundo a Anvisa, quando se ferve a mamadeira com leite dentro, aumenta o risco de contaminaçao. "O aquecimento favorece a migraçao do bisfenol para o alimento. 

Entao e bom evitar aquecer a mamadeira no micro ondas para evitar o limite da migraçao", explica Denise Resende, gerente de alimentos da Anvisa.

A Anvisa nao tem estudos conclusivos, mas suspeira que o BPA pode causar problemas neurologicos em crianças aom menos de um ano.
A Anvisa explica que nao ha nenhuma proibiçao para a venda de bicos de mamadeiras e chupetas. E porque esses produtos sao feitos com outros materiais - como latex, silicone - e  nao com BPA.





Fonte: Jornal Hoje
Mais sobre o assunto:  Platico Nocivo Sera Tirado de Produtos 
                               Evite Toas Cafezinho Em Copos Plasticos

Wednesday, August 24, 2011

E-Pacientes

Dave deBronkart : Conheça o Paciente Dave

Quando Dave deBronkart tomou conhecimento que tinha um cancer raro e terminal, ele voltou-se para um grupo de apoio para pacientes na internet – encontrou um tratamento médico que nem seus próprios médicos conheciam. Isto salvou sua vida. Agora, ele pede a todos os pacientes que se comuniquem uns com os outros, conheçam os seus próprios dados de saúde, e façam com que o serviço de saúde melhore um e-paciente por vez.



Fonte: Ted
           e-Patient Dave

Friday, August 12, 2011

Cientistas Testam Nova Terapia Contra Leucemia

Dois estudos publicados ontem detalham um novo tratamento contra a leucemia linfóide crônica, que atinge os linfócitos B, células do sistema imunológico. 

As pesquisas, publicadas nas revistas "Science Translational Medicine" e "New England Journal of Medicine", propõem transformar os linfócitos T (outras células de defesa) em assassinas das células B, afetadas pelo cancer.

A terapia foi testada em três homens que já tinham feito tratamento com drogas convencionais e sofreram uma recaída da doença.

Os médicos colheram sangue dos pacientes e modificaram seus linfócitos T. Dois deles não tem mais sinais do tumor e um se recuperou parcialmente da doença.


Segundo Vladmir Claudio Cordeiro de Lima, oncologista clínico do Hospital A.C. Camargo, o método melhora a resposta imunológica do corpo ao tumor.

"Ele faz as células de defesa expressarem duas proteínas que as tornam mais competentes para reconhecer a leucemia linfóide crônica. Nosso sistema imunológico já faz isso normalmente, mas ele desenvolve tolerância as células doentes."

A leucemia linfóide crônica é um tipo raro da doença e não tem cura. Segundo Lima, o diagnostico acontece, em geral, quando se nota um aumento do número de linfócitos em exames de sangue.

Nenhum dos voluntários da pesquisa quis se identificar, mas um deles, que e cientista e tem 65 anos, divulgou um comunicado dizendo: "Estou saudável e em remissão. Sei que isso pode não ser uma condição permanente, mas decidi declarar vitória." 

           CBS News: Health

Friday, August 5, 2011

A Mágica do Dr Oz

A especialidade do cirurgiao cardiaco americano Mehmet Oz, de 51 anos, e retardar ao maximo os efeitos da idade em seus pacientes. 

Entrevista pela revista Veja:

VejaExiste uma formula para se manter jovem por mais tempo?
Oz Sim. Ha catorze agentes principais envolvidos no envelhecimento. Sete retardam o processo, como os antioxidantes, e sete nos enfraquecem, como a atrofia muscular. E preciso manter esses agentes sob controle. O primeiro passo para alcançar esse objetivo e pensar nao na possibilidade de ficar doente, mas na necessidade de manter o organismo saudavel. Deve-se tirar o foco da prevencao dos males e direciona-lo para a preservacao da saude. Se ninguem mais morresse de cancer e de doencas cardiovasculares, a expectativa de vida media do ser humano subiria apenas nove anos. Isso mostra que, para aumentar consideravelmente a expectativa de vida, nao basta evitar doencas. E preciso cuidar do corpo para que ele nao enfraqueca. Quando uma pessoa envelhece, doencas potencialmente fatais, como o cancer e o infarto, nao aparecem de imediato. Antes que elas se instalem, o corpo torna-se mais fragil e vulneravel.

VejaO que fazer para evitar que o corpo se torne fragil e vulneravel?
Oz No meu  livro, You Staying Young (Voce Sempre Jovem), trata exatamente desse tema. Os exercicios fisicos sao uma ferramenta essencial. Eles combatem o primeiro sinal do envelhecimento, que e a perda de forca muscular. Outros recursos importantes sao alimentar-se bem e meditar. Uma boa recomendacao e a pratica do tai chi chuan, exercicio oriental que combina equilibrio, coordenacao motora e tambem meditacao. Se todos adotassem essas medidas, a vida media da populacao poderia subir para 110 anos. Quanto a alimentacao, nao podem faltar nutrientes como o resveratrol da uva e o licopeno do tomate, que sao poderosos antioxidantes. O principal, mas tambem o mais dificil, e controlar a quantidade dos alimentos. De qualquer forma, todo mundo deve comer um pouco menos do que tem vontade.

Veja Fazer varias pequenas refeicoes por dia, como recomendam alguns medicos, faz bem para a saude?
Oz Deve-se comer de tres em tres horas. Se o intervalo e maior, a taxa de hormonio grelina, que estimula a fome, comeca a subir. O problema e que, apos uma refeicao, ainda demora trinta minutos para que a taxa desse hormonio volte a baixar. Em consequencia disso, acaba-se comendo mais do que se deveria. O mais importante, alem de comer alguma coisa a cada tres horas, e trocar as refeiçcoes grandes por pequenas, intercaladas por lanchinhos. Esse conceito nao foi criado por mim. E o que mostram as pesquisas cientificas.

Veja O que o senhor considera refeicoes grandes e pequenas?
Oz Uma refeicao grande ultrapassa 1 000 calorias. Uma pequena tem, no maximo, 500. Quem consome por volta de 2 000 calorias diarias pode fazer duas refeicoes de 300 calorias cada uma e outra maior, de ate 800. Os lanchinhos podem ter ate 250 calorias.

Veja O que deve ficar de fora do cardapio?
Oz Existe uma regrinha facil de ser usada, a regra dos cinco. Para isso, e preciso examinar o rotulo dos alimentos. Cinco ingredientes nao podem estar entre os primeiros listados no rotulo. São eles: gorduras saturadas, gorduras trans, acucar simples, acucar invertido e farinha de trigo enriquecida. Dois desses nutrientes sao gorduras, dois sao acucares. Os dois tipos de gordura podem estimular processos inflamatorios no figado que forcam a producao de substancias deleterias, como o colesterol. Tambem fazem com que o figado fique menos sensivel a insulina, aumentando o risco de diabetes. Os acucares listados fazem mal por estimular a producao de insulina, o que aumenta o deposito de gordura corporal. O pior e que esses cinco itens sao os mais comuns nas dietas atuais.

VejaO cardapio basico do brasileiro, composto de arroz, feijao, carne e salada, e saudavel?
Oz A principio, sim. Esse cardapio contem exatamente os nutrientes para os quais a digestao humana esta preparada. Mas os brasileiros comem carnes muito gordas, o que e errado. Antigamente, no mundo inteiro, quando os metodos de criacao do gado eram mais simples, a porcentagem de gordura dos melhores cortes da carne bovina era, em media, de 4%. Hoje e de 30%. Outro problema dos habitos alimentares do brasileiro e que ele come arroz em excesso, o que nao traz nenhum beneficio. Melhor seria adotar o arroz integral. Os alimentos integrais tem mais fibras, o que os mantem mais tempo no intestino e diminui a absorcao de acucar pelo organismo. Uma vantagem dos brasileiros e ter a disposicao enorme variedade de frutas e vegetais maravilhosos, por preco razoavel.

Veja Os habitos que o senhor propoe para prolongar a vida sao relativamente simples, mas exigem controle estrito sobre as atividades do dia-a-dia. Como exercer esse controle?
Oz A palavra-chave e automatizar. Ou seja, fazer desses habitos uma rotina, sem precisar pensar muito neles. Acordar, escovar os dentes e passar o fio dental, para reduzir a quantidade de bacterias prejudiciais a saude. Beber muito líquido ao longo do dia, principalmente agua e cha verde. Dormir ao menos sete horas por noite. Durante o sono se produz o hormonio do crescimento, essencial mesmo para quem ja e adulto, pois prolonga a juventude. Caminhar meia hora por dia e praticar exercicios que facam suar tres vezes por semana. Meditar cinco minutos diariamente, o que pode estar embutido na pratica de ioga ou tai chi chuan. Evitar alimentos que estejam na regra dos cinco, que mencionei anteriormente. Uma ultima coisa: estreitar o relacionamento com as pessoas proximas e abster-se de julga-las. Em vez de julgar os outros, e melhor tomar conta de si proprio.


 Veja Abster-se de julgar os outros ajuda a manter a juventude?
Oz Sim, da mesma forma que resolver situacoes de conflito. O conflito nao traz nada de positivo. E apenas desgastante. Costumo recomendar a meus pacientes que procurem as pessoas com quem mantem uma relacao de animosidade e tentem resolver o impasse. Essa e uma atitude para o bem-estar proprio. Nao ha nada de altruísta nela. E uma atitude egoista.

VejaO que o senhor acha das dietas para emagrecer que surgem e viram moda a cada seis meses?
Oz – Essas dietas fazem sucesso, mas sao pessimas para a saude. A alimentacao nao deve ser encarada como uma maratona para a perda de peso. Uma dieta que tenha como chamariz o emagrecimento rapido nao e confiavel. Comer menos do que o corpo necessita e uma agressao a fisiologia. Ou seja, aos processos quimicos que fazem o organismo funcionar. Quando a fisiologia e desprezada, os resultados das dietas sao transitorios.

VejaPor que o senhor recomenda cuidados com o jantar?
Oz Na verdade, ha uma unica regra a observar: deve-se jantar pelo menos tres horas antes de dormir. Deitar logo apos a refeicao facilita o acumulo de gordura, principalmente na cintura. Alem disso, comer muito tarde prejudica o sono.

Veja O senhor recomenda beber muita agua durante o dia. Quanto se deve beber exatamente?
Oz Deve-se beber uma quantidade suficiente para que a urina esteja sempre clara. Isso varia de um dia para o outro. Em dias quentes, sua-se muito e, por isso, e preciso beber mais agua. Para quem nao abre mao da cafeina, sugiro cha verde. Em lugar de quatro cafezinhos por dia, beba quatro copos de cha verde. Essa bebida concentra muitos antioxidantes e nutrientes bons para a saude.

VejaMuitos ambientalistas condenam o consumo de agua engarrafada. Do ponto de vista da saude, ela e melhor que a agua da torneira?
Oz Eu acho um erro beber agua engarrafada. Ha dois problemas principais com ela. O primeiro e que, se a garrafa plastica nao for reciclada, pode contaminar os mares e os rios. Isso prejudica o meio ambiente e, indiretamente, a saude. O plastico das embalagens vai parar nos peixes que comemos. O resultado e que 97% das pessoas apresentam residuos de plastico no organismo, o que interfere no sistema hormonal. Esses residuos estimulam os receptores de estrogenio, o hormonio feminino. Em excesso, o estrogenio pode causar cancer e outros problemas. As toxinas contidas no plastico tambem aceleram o envelhecimento. O segundo problema e que, como a agua engarrafada nao apresenta vantagens com relacao a agua da torneira, trata-se de um desperdicio de dinheiro.

Veja O senhor recomenda exercicios fisicos que provoquem suor. Exercicios leves são inuteis?
Oz Essas recomendacoes visam a saude cardiovascular. Para essa finalidade, apenas os exercicios moderados ou intensos, que fazem suar, apresentam beneiícios. Mas os exercicios suaves e de baixo impacto tem valor. Mesmo a caminhada movimenta grandes musculos, como os das coxas e dos quadris, que consomem muita energia. Como o gasto calorico muscular e maior durante o exercicio, a queima de calorias aumenta.

VejaOs suplementos vitaminicos sao criticados em muitos estudos cientificos. O que o senhor acha deles?
Oz Eles sao eficazes, mas prometem mais do que cumprem. Na verdade, os medicos saem da faculdade sem conhecimentos suficientes sobre os suplementos e sao forcados a tirar suas proprias conclusoes. De modo geral, uma suplementacao so e necessaria quando as vitaminas nao sao obtidas naturalmente com a alimentacao. Por outro lado, acredito que determinadas vitaminas podem melhorar a qualidade de vida e a longevidade. Entre elas estao as vitaminas A, B, C, D e E, alem de calcio, magnesio, selenio e zinco. A vitamina D e importantíssima, pois previne cancer e osteoporose. Principalmente nos países mais frios, onde a exposicao solar e restrita, os suplementos sao essenciais.

Veja Alem dos procedimentos ja descritos nesta entrevista, o que mais o senhor faz para adiar o envelhecimento?
Oz Minha receita principal de juventude e brincar com meus filhos. Tambem procuro descobrir coisas novas todos os dias. Aprendo ao conversar com os outros e, apesar de ser muito assediado para responder a perguntas, por causa de minha atuacao na TV, prefiro perguntar, saber como e a vida das pessoas, como elas trabalham. Isso faz minha mente exercitar-se.

VejaNos ultimos anos, o aperfeicoamento do tratamento clinico fez cair o numero de cirurgias cardiacas. Essa e uma tendencia em outras especialidades medicas alem da cardiologia?
Oz Sem duvida. Os recursos clinicos tornaram-se mais eficazes tanto para a prevencao de doencas quanto para seu tratamento. Por isso, assim como na cardiologia, a cirurgia deixou de ser a primeira opcao em outras areas. Ha poucos anos, quando o paciente machucava o joelho, ia direto para a sala de operacao. Agora, ele vai para a sala de fisioterapia. Essa tendencia tambem e evidente nos casos de diverticulite, uma inflamacao do intestino, que passou a ser tratada com o consumo de fibras. O mesmo acontece com pacientes que apresentam doenca arterial obstrutiva periferica. Antes eles iam para a faca. Agora, recebem como orientacao deixar de fumar e caminhar. Mesmo que sintam dor num primeiro momento, essa e uma maneira de estimular o crescimento de novos vasos sanguineos para substituir os danificados.
Veja O senhor ja esteve no Brasil. Como foi sua experiencia no pais?
Oz Visitei o Brasil ha muitos anos, quando ainda era estudante de medicina. Fui ao Rio de Janeiro e conheci o doutor Ivo Pitanguy. Tambem fiquei deslumbrado com as frutas brasileiras e com as lojas de sucos. Elas misturam frutas e outros vegetais, uma combinacao pouco convencional. Conheci o acai, que ate hoje esta no meu cardapio. Compro acaí em Nova York mesmo. E um dos alimentos com maior concentracao de antioxidantes.

Fonte: Veja

Tuesday, July 26, 2011

Quebre o Silêncio Pelos Suicidas Sobreviventes

Mesmo quando nossas vidas parecem boas do lado de fora, trancado do lado de dentro pode estar um mundo silencioso de sofrimento, levando alguns a decisão de acabar com suas vidas. No TEDYou, JD Schramm nos pede para quebrar o silêncio em torno do suicídio e das tentativas de suicídio, e para criar recursos mais do que necessários para ajudar as pessoas que recuperam suas vidas depois de escaparem da morte.


O que as aparências mostravam era que tudo estava dando certo para o Johm. Ele tinha acabado de assimar o contrato para vender seu apartamento em Nova York com um lucro de seis dígitos, e ele só tinha sido proprietário por cinco anos. A faculdade onde ele havia feito seu mestrado tinha acabado de oferecer-lhe uma vaga de professor, o que significava não somente um salário mas também benefícios pela primeira vez em anos. Mas, mesmo com tudo parecendo super bem para o John, ele estava lutando contra o vício e a depressão profunda.

Video:


Fonte: Ted

Sunday, July 17, 2011

Genética e Crime



Cuidadosamente, criminologos voltam a estudar até que ponto características que induzem a criminalidade podem ser transmitidas de pai para filho.


O uso da biologia para explicar o comportamento de criminosos tem sido rejeitado por criminólogos que preferem ignorar a genética e se concentrar em causas sociais: miséria, vícios corrosivos, armas. Agora que o genoma humano foi sequenciado e cientistas estão estudando a genética de áreas tão variadas como alcoolismo e afiliação política, os criminologos estão cuidadosamente retornando ao assunto. Um pequeno quadro de especialistas está explorando como os genes podem aumentar o risco de se cometer um crime e se tal traço pode ser herdado.

“Durante os ultimos 30 ou 40 anos, a maioria dos criminólogos não podia dizer a palavra ‘genética’ sem cuspir”, diz Terrie E. Moffit, cientista comportamental da Universidade de Duke. “Hoje as teorias modernas mais convincentes sobre crime e violência envolvem ambos os temas sociais e biológicos”.

John H. Laub, diretor de um instituto de criminologia, que ganhou o Premio Esto­­colmo de Criminologia esse mês, se esforça para enfatizar que os genes são governados pelo ambiente, que pode ou amenizar ou agravar impulsos violentos. Muitas pessoas com a mesma tendência à agressão jamais darão um soco em alguém, enquanto outros sem ele podem ter uma carreira no crime.

O assunto ainda levanta questões éticas e políticas sensíveis. Será que uma predisposição genética deveria influenciar os vereditos? Será que testes genéticos poderiam ser usados para adaptar os programas de reabilitação a criminosos individuais? Será que adultos e crianças com um marcador biológico para violência deveriam ser identificados?

Todo mundo na área concorda que não existe um “gene do crime”. O que a maioria dos pesquisadores está procurando são traços herdados relacionados a agressão e comportamentos antissociais, que podem, por sua vez, levar ao crime violento. Não espere que alguém vá descobrir como o DNA de alguém pode identificar o próximo Ber­nard L. Madoff [um dos maiores fraudadores da história dos EUA].

Um gene que foi ligado a violência regula a produção da monoamina oxidase Aenzima, que controla a quantidade de serotonina no cérebro. Pessoas com uma versão do gene que produz menos dessa enzima tendem a ser significativamente mais impulsivas e agressivas, mas, como Moffitt e seu colega Avshalom Caspi descobriram, o efeito do gene e ativado por experiências estressantes.


Steven Pinker, professor de psicologia de Harvard cujo próximo livro, “The Better Angels of Our Nature” [“Os melhores anjos de nossa natureza”, em tradução livre] defende que seres humanos se tornaram menos violentos ao longo dos milênios, sugere que o me­­lhor modo de se pensar sobre genética e crime e começar pela natureza humana e en­­tão observar o que causa a ati­­vação ou não de um traço em particular.

Ele mencionou um dos maiores fatores de risco que levam ao crime: permanecer solteiro em vez de casar-se, uma ligação descoberta por Laub e Robert J. Sampson, um sociólogo de Harvard que foi covencedor do Prêmio Es­­tocolmo. O casamento pode servir como uma chave que redireciona as energias masculinas para serem investidas nu­­ma família em vez de em competição com outros ho­­mens, Pinker afirmou.

Novas pesquisas tem se focado no autocontrole, além da frieza e falta de empatia, traços regularmente en­­volvidos na decisão de se cometer um crime. Como com outros traços de personalidade, crê-se que eles tenham componentes ambientais e genéticos, embora o grau de herdabilidade seja discutível.

Entre os achados de um estudo a longo prazo com 1.000 bebês, em 1972, numa cidade da Nova Zelendia, Moffit e seus colegas recentemente relataram que quanto menor o autocontrole exibido aos 3 anos de idade, maior a probabilidade de que ele ou ela cometa um crime mais de 30 anos depois. Entre as criancas, 43% das que obtiveram uma avaliação abaixo de 20% em autocontrole foram mais tarde condenadas por algum crime. Já entre as que tiveram avaliações mais altas, o indice ficou em 13%.

Mas uma predisposição não é predestinação. “Saber que algo e herdado de modo algum nos diz qualquer coisa sobre se isso pode melhorar mudando ou nao o ambiente,” diz Moffit. “Por exemplo, o auto-controle e muito parecido com a altura, variando amplamente ao longo da po­­pulação humana e sendo altamente herdável, mas se uma intervenção eficaz como uma melhor alimentação for aplicada a toda a população, en­­tão todo mundo se torna mais alto que a geração anterior”, explica o pesquisador.

Sampson insiste que as ques­­tões mais interessantes sobre crime, sobre o porque de algumas comunidades terem uma criminalidade maior que ou­­tras, não são nem um pouco rastreáveis pela genética. “Quanto mais sofisticada a pesquisa genética, mais ela apontará para a importância do contexto social”.

            Gazeta do Povo : Mundo