Thursday, September 15, 2011

Anvisa Proibe Venda de Mamadeiras Plásticas Feitas com Bisfenol A

Finalmente!!!
Mamadeiras de todos os modelos, tamanhos e materiais. Algumas possuem um selo: zero por cento de BPA ou livre de BPA. Essa e a sigla de bisfenol A, uma substancia que faz parte do policarbonato, um plastico transparente, bem durinho. E o material mais comum nas mamadeiras baratas. 

O uso de policarbonato em mamadeiras ja foi proibido no Canada, Australia e na Uniao Europeia. agora o Brasil tomou a mesma decisao. 

A Anvisa (Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria) determinou que a partir de janeiro do ano de vem, esses produtos nao podem mais estar nas prateleiras.O BPA tambem e usado para fazer tigelas e copos plasticos, mas esses produtos continuam liberados. 

A proibiçao das mamadeiras e para proteger as crianças pequenas. Segundo a Anvisa, quando se ferve a mamadeira com leite dentro, aumenta o risco de contaminaçao. "O aquecimento favorece a migraçao do bisfenol para o alimento. 

Entao e bom evitar aquecer a mamadeira no micro ondas para evitar o limite da migraçao", explica Denise Resende, gerente de alimentos da Anvisa.

A Anvisa nao tem estudos conclusivos, mas suspeira que o BPA pode causar problemas neurologicos em crianças aom menos de um ano.
A Anvisa explica que nao ha nenhuma proibiçao para a venda de bicos de mamadeiras e chupetas. E porque esses produtos sao feitos com outros materiais - como latex, silicone - e  nao com BPA.





Fonte: Jornal Hoje
Mais sobre o assunto:  Platico Nocivo Sera Tirado de Produtos 
                               Evite Toas Cafezinho Em Copos Plasticos

No comments: