Monday, August 11, 2008

O Poder De Cura De Um Sorriso


Você já caminhou pelas ruas resmungando ou se preocupando com as coisas que precisa fazer, com seus relacionamentos, com seu trabalho, com sua vida inteira? Ao levantar os olhos, alguém sorriu para você e, sem preceber, você retribuiu o sorriso? Em apenas uma fração de segundo deixou de lado seus problemas, endireitou um pouco mais o corpo e continuou caminhando sabendo que tudo acabaria bem. Um sorriso genuino tem um poder imenso.


Quando você sorri para alguém faz com que essa pessoa se sinta melhor consigo mesma. Quando sorri para suas plantas, elas sentem sua energia amorosa e crescem. Quando chega em casa, afaga a cabeça de seu cachorro e sorri para ele, seu cachorro abana o rabo para mostrar que está feliz. Mas se você chega em casa, grita com ele e lhe da um pontapé, ele se esconde, rosna ou o morde. Se você gritar com as pessoas que ama, elas por-se-ão na defensiva e se sentirão rejeitadas.

Um verdadeiro sorriso é um transmissor de energia que tem um caloroso efeito de cura. É um veículo para a música. Uma pessoa que não sorri é como uma guitarra que não é tocada: a guitarra fica jogada num canto, começa a empenar, suas cordas arrebentam e, gradualmente, a guitarra vai rachando e se acaba. A pessoa que não sorri, do mesmo modo, não desenvolve sua habilidade de dar e receber. Suas feições sombrias e abordagem séria da vida são frenquentemente acompanhadas de úlceras e outros distúrbios orgânicos, enquanto sua vida, pouco a pouco, se desintegra por falta de carinho.


Por outro lado, uma guitarra polida e tocada que tem suas cordas trocadas e afinadas regularmente mantem-se indene por muito tempo. Uma guitarra querida e bem cuidada traz vida e luz para o músico, e frenquentemente sobrevive ao próprio dono.

Infelizmente, enquanto não reconhecermos a diferença entre uma pessoa alegre e uma carrancuda, enquanto não associarmos felicidade com saúde, não estaremos reconhecendo o poder do sorriso, nem compreendendo todo o seu potencial. Em resumo não estaremos sorrindo para nossos órgãos e sistema nervoso, seriamente.


Por que, por exemplo se o sorriso está associado a saúde, não existem médicos especializados em sorriso? Se o editor da revista Saturday, Norman Cousins, usou os filmes dos velhos Irmãos Marx para aliviar com risadas uma rara forma de reumatismo, então por que não podem os médicos e enfermeiras usar a energia do sorriso para ajudar a curar seus pacientes? Talvez nossos hospitais pudessem contratar humoristas e palhaços* para fazerem nossos pacientes sorrir. Mais do que isso, por que o sorriso não tem sido usado como medicina preventiva? Sorrindo para nossos amigos, para nossos vizinhos, por que não aprendemos a sorrir para nós mesmos?

Na China antiga, os taoistas ensinavam que um constante sorriso interior, um sorriso para si mesmo, assegurava saúde, felicidade e longevidade. Por que? Sorrir para si mesmo e como aquecer-se no amor: você se torna o melhor amigo de si mesmo. Viver com um sorriso interno é viver em harmonia consigo mesmo.


Uma olhada na nossa sociedade ocidental mostra que não conhecemos o segredo do sorriso. A falta de harmonia interior e tragicamente visível. Estamos infestados por um aumento de doenças físicas e emocionais que vão do cancer a anorexia nervosa. Nossos amores estão ensombreados por um mundo repleto de violência e autodestruição. Tanto o indivíduo como a sociedade coletiva estão ameaçados por excessivo abuso de drogas e resíduos nucleares. De algum modo, em algum lugar, perdemos a visão do Tao. Bloqueamos o fluxo natural de vida, e com isso o poder de curar a nós mesmos.

Do livro de
Mantak Chia, A Energia Curativa Através do Tao, Ed. Pensamento.

* Dr Patch Adams : Além de médico, humorista, humanista e intelectual, Patch é também um ativista em busca da paz mundial.

No comments: