Tuesday, June 24, 2008

Nova Pista Para A Causa Do Mal De Alzheimer

Pesquisadores identificam proteina que danifica a memória (Associated Press)


Os cientistas desvendaram uma nova pista para a causa do mal de Alzheimer. O cérebro das pessoas com a memória "roubada" pela doença e atravancado por uma placa de betaamiloide, uma proteina pegajosa. Por isso, uma questão que existe há muito tempo é se ela causa a doença ou e um efeito colateral dela.


Para investigar o assunto, pesquisadores usaram três tipos diferentes de betaamiloide solúvel e descobriram que apenas um deles causava sintomas da doença. Um tipo insolúvel também foi usado e não provocou efeito.


A descoberta foi feita por uma equipe liderada por Ganesh Shankar e Dennis Selkoe, da Escola de Medicina da Universidade Harvard, e publicada na edição online da revista "Nature".



A pesquisa, pela primeira vez, mostra o efeito de um tipo particular de betaamiloide no cérebro, disse Marcelle Morrison-Bogorad, diretora da divisão de neurociência no Instituto Nacional de Envelhecimento, que ajudou no estudo. Para ela, foi uma surpresa descobrir que apenas um dos tipos de betaamiloide causava prejuizos.


Segundo a pesquisadora, a descoberta pode ajudar a explicar porque algumas pessoas com betaamiloide no cérebro não apresentam os sintomas do mal de Alzheimer. Agora, a questão que permanece e porque um tipo causa danos e os outros não. "Muito trabalho ainda precisa ser feito", disse ela. (Folha Online)


Brincadeira retarda progressão da doença de Alzheimer (BioTecnologia Ciência)

O que para as crianças é apenas diversão, para os portadores de Alzheimer e esperança de manter o contato com o mundo e com seu próprio passado. Brincadeiras infantis como quebra cabeça e jogo da memória são algumas das ferramentas para estimular a mente de quem sofre da doença.

Neste mês, a regional São Paulo da Abraz ( Associação Brasileira de Alzheimer ) inicia o curso "É preciso conhecer para conviver", voltado para cuidadores e familiares. Entre os temas estão o tratamento não medicamentoso - incluindo atividades para trabalhar as funções cognitivas--, direitos legais do portador e noções de nutrição e enfermagem.


No comments: