Tuesday, March 25, 2008

Dieta Vegan Protege Pessoas Com Artrite Reumatóide




Uma pesquisa de um instituto sueco sugere que as pessoas que sofrem de artrite reumatóide podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares se seguirem uma dieta vegan - além de não comer carne e seus derivados também não usam mel de abelha - e sem glúten




Artrite Reumatóide está associada ao aumento de risco de aterosclerose (endurecimento das arterias) e doenças cardiovasculares. As causas são desconhecidas, mas pesquisadores suspeitam que o equilíbrio perturbado das gorduras do sangue, vistos em pacientes com artrite reumatóide, podem ser parte da explicação.


Segundo investigadores do Instituto Karolinska, de Estocolmo, Suécia, o risco pode diminuir por meio de uma dieta sem produtos animais e sem o glúten, que pode ser encontrado no trigo, aveia, centeio e cevada.

O estudo, iniciado pelo professor Ingiald Hafstrom, foi publicado na revista Arthritis Research and Therapy, e afirma que aqueles que seguem esta dieta tem menos mau colesterol.

Dietas

Os pesquisadores do Instituto Karolinska colocaram 38 voluntários que sofriam de artrite reumatóide em uma dieta diária composta por 10% de proteina, 60% de carboidratos e 30% de gordura.

A dieta incluia nozes, sementes de girassol, frutas, vegetais e cereais. O leite de gergelim fornecia a fonte diária de cálcio.

Outros 28 voluntários seguiram uma dieta saudável com aproximadamente as mesmas proporções de proteinas, carboidratos e gordura.

Gorduras saturadas não compreendiam mais do que 10% do consumo diário de energia e produtos integrais foram usados o máximo possível.

Os voluntários na primeira dieta, a vegan, mostraram uma diminuição no nível total de colesterol e, especificamente, uma redução na quantidade de lipoproteina de baixa densidade (LDL), conhecido como o mau colesterol.

Os que estavam na dieta comum não mostraram variações significativas nos níveis de colesterol.

Segundo os pesquisadores, existe uma "grande quantidade de provas" que sugerem que estas mudanças foram benéficas para evitar o bloqueio das artérias e as doenças cardiovasculares.

Depois de 12 meses, os voluntários que seguiram a dieta vegan também apresentaram redução do Índice de Massa Corporal. O grupo de controle permaneceu com o mesmo índice.

"Nossos resultados sugerem um novo mecanismo pelo qual o nível de anticorpos protetores naturais pode ser aumentado. Eles também mostram que a dieta pode ter efeitos sobre o sistema imunológico com implicações na incidência da doença ", disse o professor Johan Frostegård, quem liderou o estudo.




Fonte : BBC Saúde 
           EurekAlert

No comments: