Wednesday, March 26, 2008

Prece, Fé E Médicos

O autor do livro " Quando Médicos Tornam-se Pacientes " (tradução livre) o psiquiatra Dr. Robert Klitzman fala ao The New York Times sobre suas experiências com pacientes, prece e fé.

1. Religiã
o não é frequentemente falada em medicina, mas ela deve ser? 


"Vou rezar por você", disse um psiquiatra senior ao meu paciente. Seu comentário me surpreendeu. Eu estava em treinamento, e a paciente era uma pequena mulher latina que permanecia desalenta apesar da medicação, psicoterapia ou qualquer outra coisa que eu fizesse. Realmente ele oraria por ela?


Ocasionalmente, como estagiário, eu observava o capelão do hospital , mas na escola médica onde eu e outros treinavam , religião ou espiritualidade nunca são ensinados. A Ciência e considerada lógica, racional e objetiva, enquanto crenças espirituais são irracionais, subjetivas, fugazes e difícil de serem descritas. Não surpreendentemente, pesquisa sugere que os médicos tendem a ser menos religiosos do que os seus pacientes.


Mas por outro lado, há alguns anos atras, transformei-me em um paciente e começei a olhar para estas questões de forma diferente. Minha irmã morreu em 11 de setembro nos ataques ao World Trade Center , deixando-me atordoado e deprimido. Conforme eu ia me recuperando, comecei a querer saber sobre outros médicos que tinham se tornado pacientes. Acabei entrevistando mais de 50 deles. Eu logo aprendi que quando os médicos ficam seriamente doentes , eles igualmente tendem a reconsiderar as suas opiniões espirituais.


Falei com diversos médicos que eram religiosos antes de ficarem doentes, mas evidentemente eles tornaram-se ainda mais religiosos desde que enfrentaram uma grave doença . Outros mudaram mais dramaticamente. "Os pacientes costumavam me pedir para orar por eles, e eu não tinha paciência com isto," um médico idoso me disse. Depois que ele ficou doente, ele "percebeu o quão importante era a prece. "




Muitas vezes, estes médicos expressaram uma mistura de crenças, extraidas da religião organizada com a qual cresceram adicionando elementos da filosofia Oriental ou crenças da Nova Era. 


Dito isto, alguns médicos não mudaram pela doença, mantendo-se céticos e desiludidos com a religião organizada. "Eu vejo que isso ajuda os meus pacientes," , um médico me disse. "Gostaria que eu tivesse mais disto na minha vida ... Mas eu não tenho." Não podia ser uma escolha sempre.


Alguns médicos sentiram que a prece pode alterar diretamente o processo físico de cura através da intervenção de deus. O meu ponto de vista é que a prece e a fé dão força e motivação vitais que podem ajudar os pacientes a lidar e continuar a lutar.


2. Importa se você e o seu médico compartilham as mesmas crenças espirituais?


Eu discutiria que as crenças pessoais do seu médico não importam. O que importa é que o médico reconheça que as suas crenças são importantes para você. O treinamento não pode convencer os médicos a tornarem-se mais espirituais. Mas pode, espero, torná-los mais conscientes da gama de pontos de vista que os seus pacientes tem. Religião é uma enorme área que muitos médicos não sabem muito sobre, contudo, é sobre isto que os nossos pacientes estão pensando . Eu não tinha apreciado a extensão disto, até que eu mesmo tornei-me um paciente.


Pensando outra vez no psiquiatra senior que disse a minha paciente que rezaria por ela, agora eu percebo como ele era astuto. Eu a vi como uma mulher pequena e deprimida. O que ele percebeu é que o catolicismo seria importante para ela. Essa foi a maneira de se conectar com aquela mulher, que até então tinha rejeitado os nossos esforços para ajudá-la. Na época, para mim,isto parecia uma coisa estranha de se dizer. Em retrospectiva, era completamente empático.


Como estagiário, infelizmente, eu habitualmente era ocupado demais para discutir estas questões com os pacientes - não era consciente ainda da sua importância. Mas espero agora que os futuros médicos farão melhor. Isto ajudará os doentes. E os seus médicos, também.


Dr. Klitzman é professor associado da Clínica de Psiquiatria na Columbia University Medical Center.


Fonte : NYTimes

Tuesday, March 25, 2008

Dieta Vegan Protege Pessoas Com Artrite Reumatóide




Uma pesquisa de um instituto sueco sugere que as pessoas que sofrem de artrite reumatóide podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares se seguirem uma dieta vegan - além de não comer carne e seus derivados também não usam mel de abelha - e sem glúten




Artrite Reumatóide está associada ao aumento de risco de aterosclerose (endurecimento das arterias) e doenças cardiovasculares. As causas são desconhecidas, mas pesquisadores suspeitam que o equilíbrio perturbado das gorduras do sangue, vistos em pacientes com artrite reumatóide, podem ser parte da explicação.


Segundo investigadores do Instituto Karolinska, de Estocolmo, Suécia, o risco pode diminuir por meio de uma dieta sem produtos animais e sem o glúten, que pode ser encontrado no trigo, aveia, centeio e cevada.

O estudo, iniciado pelo professor Ingiald Hafstrom, foi publicado na revista Arthritis Research and Therapy, e afirma que aqueles que seguem esta dieta tem menos mau colesterol.

Dietas

Os pesquisadores do Instituto Karolinska colocaram 38 voluntários que sofriam de artrite reumatóide em uma dieta diária composta por 10% de proteina, 60% de carboidratos e 30% de gordura.

A dieta incluia nozes, sementes de girassol, frutas, vegetais e cereais. O leite de gergelim fornecia a fonte diária de cálcio.

Outros 28 voluntários seguiram uma dieta saudável com aproximadamente as mesmas proporções de proteinas, carboidratos e gordura.

Gorduras saturadas não compreendiam mais do que 10% do consumo diário de energia e produtos integrais foram usados o máximo possível.

Os voluntários na primeira dieta, a vegan, mostraram uma diminuição no nível total de colesterol e, especificamente, uma redução na quantidade de lipoproteina de baixa densidade (LDL), conhecido como o mau colesterol.

Os que estavam na dieta comum não mostraram variações significativas nos níveis de colesterol.

Segundo os pesquisadores, existe uma "grande quantidade de provas" que sugerem que estas mudanças foram benéficas para evitar o bloqueio das artérias e as doenças cardiovasculares.

Depois de 12 meses, os voluntários que seguiram a dieta vegan também apresentaram redução do Índice de Massa Corporal. O grupo de controle permaneceu com o mesmo índice.

"Nossos resultados sugerem um novo mecanismo pelo qual o nível de anticorpos protetores naturais pode ser aumentado. Eles também mostram que a dieta pode ter efeitos sobre o sistema imunológico com implicações na incidência da doença ", disse o professor Johan Frostegård, quem liderou o estudo.




Fonte : BBC Saúde 
           EurekAlert

Thursday, March 20, 2008

Conheça Melhor O Que Você Come

Pequenas dicas e informações sobre alguns produtos de consumo diário no programa Alternativa Saúde.

Um passeio pelo supermercado





Fonte: DicaseConceitos YouTube Channel

Monday, March 17, 2008

Uma Pitada De Humor Na Nossa Realidade Farmacêutica

1.Paracetamoxyfrusebendroneomycin - Preciso dizer algo mais ?!




2.O Melô dos Medicamentos - Estrelando uma porção de drogas. Criado pelos Doutores Adam Kay e Suman Biswas (The Amateur Transplants) .
P.S. Sim, usaram Litio duas vezes ; sim, alguns são sinônimos ; sim, cometeram erro de ortografia em Pethidine ( Petidina).




Fonte: YouTube

Thursday, March 13, 2008

Dr Amit Goswami : Física Quântica E Consciência

Dr. Goswami no programa Roda Viva. Para aqueles que não tiveram a oportunidade de assistir a entrevista ou gostariam de revê-la.

Parte 1 :





Parte 2 :




Nos videos seguintes ele reponde perguntas (sem legendas em português) como por exemplo :
" O que veio primeiro : o ovo ou a galinha ? " Por que nos sentimos separados ? "

Parte 1 :



Parte 2 :




Parte 3 :




Amit é pesquisador senior residente do Institute of Noetic Sciences

Monday, March 10, 2008

Nova Maneira De Destruir Vírus : Agite-os Até A Morte

Cientistas poderão um dia ser capazes de destruir vírus da mesma forma que cantores de ópera presumidamente quebram taças de vinho. Nova pesquisa determinou matematicamente as frequências em que vírus simples podem ser agitados ate a morte.

"O capsídeo de um vírus é algo semelhante a casca de uma tartaruga", disse o fisico Otto Sankey da Arizona State University. "Se o material envoltório pode ser comprometido [por vibrações mecânicas], o vírus pode tornar-se inativo. "As recentes evidências experimentais tem demonstrado que as vibrações do laser sintonizadas na frequência certa podem matar determinados vírus. No entanto, localizar as chamadas frequências ressonantes é um pouco de tentativa e de erro.

"As experiências devem testar uma grande variedade de condições
precisamente e esperar que as condições encontradas possam conduzir ao sucesso", disse Sankey.
Para agilizar essa pesquisa, Sankey e seu aluno Eric Dykeman desenvolveram uma forma de calcular o movimento vibracional de cada átomo do invólucro do vírus . E a partir disso, eles puderam determinar as frequências ressonantes mais baixas.
Como um exemplo de sua técnica, a equipe usou de modelo o Virus Satelite da Necrose do Tabaco e encontrou que esse pequeno vírus ressoa fortemente ao redor de 60 Gigahertz (onde um Gigahertz e um bilhão de ciclos por segundo), conforme relato publicado em 14 de janeiro na edição da revista Physical Review Letters.

Soar os sinos da morte

Todos os objetos tem frequências ressonantes em que naturalmente oscilam. Puxe uma corda de violão e ela vibrará em uma frequência ressonante.

Mas a ressonância pode perder o controle. Um exemplo famoso é a Tacoma Narrows Bridge, que entortou e finalmente desmoronou em 1940 devido a um vento que embalou a ponte para frente e para trás em uma de suas frequências ressonantes.

Os vírus são suscetíveis ao mesmo tipo de excitação mecânica. Um grupo experimental liderado por K. T. Tsen da Arizona State University demonstrou recentemente que as vibrações da luz laser podem induzir vibrações destrutivas ao invólucro do vírus .

"A idéia é que o tempo em que a pulsacçã começa a funcionar é aproximadamente um quarto do período da vibração", disse Sankey. "Tal como empurrar uma criança em um balanço , um empurrão impulsivo induz o vírus a agitar-se"

E difícil calcular que tipo de impulso destruirá um vírus, desde que podem haver milhões de átomos na estrutura do seu capsídeo. Uma computação direta dos movimentos de cada átomo usaria várias centenas de milhares de Gigabytes de memória de um computador, Sankey explicou.

Ele e Dykeman encontraram um método para calcular as frequências ressonantes usando muito menos memória.

Na Prática

A equipe planeja usar sua técnica para estudar outros vírus mais complicados. Entretanto , ainda se tem um caminho longo a percorrer até se utilizar esta técnica para neutralizar os vírus em pessoas infectadas.

Um desafio é o da luz laser não pode penetrar a pele muito profundamente. Mas Sankey imagina que um paciente poderia ser conectado a uma máquina como a de diálise, na qual o sangue circula através de um tubo, onde ele poderia ser exposto ao laser. Ou talvez o ultrassom pudesse ser usado em vez do laser.

Estes tratamentos presumidamente seriam mais seguros para os pacientes do que muitas drogas antivirais que podem ter efeitos colaterais terríveis. Células normais não deveriam ser afetadas pelo laser que destrói o virus, ou ondas sonoras, porque elas tem frequências ressoantes muito mais baixas do que as dos vírus, Sankey disse.

Além disso, e improvável que os viruses desenvolverão resistência a agitação mecânica, como desenvolvem as drogas.

"Este é um campo tão novo, e assim, há poucas experiências que a ciência ainda não teve tempo suficiente para provar a si mesma", disse Sankey. "Nós continuamos esperançosos, mas continuamos céticos ao mesmo tempo."

Fonte :

Live Science

Dr. Mercola

Thursday, March 6, 2008

Animações 3D Sobre O Nascimento

Este video traz uma animação simplificada e descreve um parto normal usando o mesmo efeito de time-lapse . Fortes contrações uterinas empurram o feto forçosamente através do canal do nascimento durante o trabalho de parto. Simultaneamente mostra a cabeça do bebê deslocando-se e a forma como ele gira através da pélvis da mãe .



Mais sobre este assunto :

Nucleus Medical Art

A Evolução do Nascimento Humano - Scientific American Brasil

Monday, March 3, 2008

Animações Sobre DNA

Ácido Desoxirribonuclêico
* Todas os videos estão em ingles .

1. 
Video: Genoma Humano - Como funciona e como afeta a nossa vida 



2. Video:
A Estrutura do DNA




3. 
Video
Replicação do DNA 




4. Video:
DNA Recombinante: a animaçao em 3D ilustra o processo pelo qual uma proteina é produzida em massa usando DNA " emendado " e replicação de bactérias.



Mais Informações

O DNA vai a Escola 
(página com muitas links sobre o assunto, porém algumas estão desatualizadas)

Aulas Virtuais
(UFRGS) 
DNA - RNA : Introdução