Monday, November 5, 2007

Por Que Os Flavonóides São Importantes Pra Você?


Cebolas reduzem o risco de doenças cardíacas : Grupo de pesquisadores do Institute of Food Research concentrou-se em analisar um composto, quercetin (encontrado em cebolas, maçãs e vinho tinto).


Bridget Aisbitt, a cientista na área de nutrição da British Nutrition Foundation, disse: O processo de inflamação incrusta as artérias e esta condição pode levar a uma doença cardíaca. Esta pesquisa nos deu sinais do porque uma dieta rica em frutas
e vegetais mostra reduzir o risco destas condições.


*PubMed 15/10/07 : Estudo multi étnico sobre os flavonóis e o risco do cancer pancreático (Cancer Research Center of Hawaii, University of Hawaii, Honolulu e German Institute of Human Nutrition).

*American Journal of Epidemiology
15/10/07 : Maçãs e cebolas podem reduzir o risco do cancer pancreático . Resultados publicados indicam que os benefícios podem ser até mais considerável entre os fumantes.

Mas o que são flavonóides e flavonóis e por que estão sendo discutidos com frequência atualmente ?
Flavonóide é o nome dado a um grande grupo de fitoquímicos ou fitonutrientes. É encontrado em certas frutas e vegetais, por exemplo, nozes, sementes e raizes; assim como em alimentos processados como chá e vinho.

Embora não sejam considerados vitaminas, os flavonóides tem varias funções nutricionais que tem sido descritas como modificadores de resposta biológica.


Em função de sua estrutura química, podem ser divididos em diversas outras sub classes: isoflavonas, antocianidinas, flavonas, flavonóis, flavonas entre outras. Mais de cinco mil compostos flavonóides que ocorrem na natureza foram descritos e classificados a partir de sua estrutura química.


Os flavonóides são substâncias aromáticas; e apresentam importantes funções na fisiologia e bioquímica vegetal, atuando como inibidores enzimáticos, entre outros.
Na ecologia química eles funcionam como indicativos para a polinização por insetos.
Em seres humanos e animais os flavonoides, na sua maioria, apresentam efeitos potenciais como anti oxidantes, e alguns tem propriedades anti inflamatórias. 
Também atuam como protetor cardíaco, analgésico, anti alérgico, anti cancer (tem sido demonstrado que flavonóides previnem ou retardam o desenvolvimento de alguns tipos de cancer), anti úlcera, entre outros. Podem ser encontrados, em maior concentração no vinho, na laranja, no brócolis, na cebola e no alho, embora estejam presentes em outras fontes alimentícias. 
Na cosmética estes compostos também são amplamente utilizados devido as suas potentes propriedades anti inflamatórias e antioxidantes. FlavonóisÉ uma das classes dos flavonóides, como já foi dito, e os três tipos de flavonóis focados na pesquisa do Instituto Alemão de Nutrição foram :


1.Quercetin : Cebolas, maçãs . Também encontrado em alcaparras.* Estudo realizado pela Universidade de Queensland, Austrália indicou a presença de quercebin em certas variedades de mel, incluindo o mel de eucalipto.


2.Kaempferol : Espinafre, repolho. Também no brócolis.


3.Myricetin : Cebolas vermelhas* Estudo realizado na Finlândia (Knekt, 2002) correlacionou o alto consumo de myricetin com a baixa percentagem do cancer de próstata. Dos três flavonóis, o kaempferol determinou a maior redução de risco de cancer pancreático - 22% - entre todos os participantes.


Fonte: BBC Health

Assuntos relacionados :

No comments: