Monday, October 29, 2007

Localizadas As Regiões Do Cérebro Responsáveis Pelo Otimismo



Os cientistas da Universidade de Nova York declararam na última quarta feira, que existem possibilidades dos pensamentos otimistas virem de duas partes do cérebro , as quais tem papéis importante na capacitação das pessoas, como já dizia a velha canção, acentua o positivo.


Os investigadores disseram que detalhar exatamente as regiões do cérebro envolvidas no otimismo e no pensamento positivo sobre o futuro, podem também esclarecer o que acontece de errado com as pessoas depressivas.

Eles usaram imagens sofisticadas do cérebro para seguir os sinais de atividade em 15 adultos jovens -- sete homens e oito mulheres -- enquando eles lhes pediam que imaginassem cenas futuras. Incluindo ganhar muito dinheiro, ganhar um prêmio, ir a uma festa de aniversário ou jogar bola ou ir ao zoo, ser enganado, o fim de um relacionamento romântico, ir a um funeral e outros.


Quando as cenas eram imaginadas preenchidas de otimismo, duas regiões do cérebro - cingulate anterior e amygdala-- se iluminavam com atividade nos mapeamentos do cérebro , explicaram os pesquisadores.
O que é interessante notar é que estas duas regiões envolvidas na projeção de futuro otimista são as mesmas duas regiões que nós observamos afetadas num estado depressivo," Elizabeth Phelps, professora de psicologia e de neurociência da Universidade de Nova York e participante da pesquisa, disse em uma entrevista por telefone.

Não era claro o que acontecia de errado nestas duas áreas e que poderiam contribuir a uma depressão. "Mas os nossos dados sugeriram que uma das coisas é dificultar o pensamento de forma otimista sobre as coisas. Naturalmente, um dos sintomas preliminares da depressão é o pessimismo, "Phelps disse

Phelps disse que as descobertas tem o potencial de ajudar a orientar novos tratamentos para a depressão futuramente.

A pesquisa foi publicada no
Journal Nature .





Induzir o Otimismo

Cingulate Anterior é a parte do córtex cerebral
frontal que pode estar envolvida em regular as respostas emocionais. E amygdala é uma estrutura cerebral em forma de amêndoa localizada no lóbulo temporal medial e envolvida na emoção.

"Compreender o otimismo saudável é importante porque o otimismo está relacionado a saúde mental e física e ao sucesso. Nós podemos ter pessoas que não são necessariamente depressivas mas tem níveis diferentes de otimismo, "disse Tali Sharot da
University College London que estava em Universidade de NY quando o estudo foi conduzido.

Phelps disse que a equipe de pesquisa não está dizendo que estas são necessariamente as únicas regiões do cérebro envolvidas no otimismo.

Os investigadores disseram que examinaram como o cérebro gera o que alguns cientistas chamam de " the human optimism bias" .

"Seres humanos esperam eventos positivos no futuro mesmo quando não há nenhuma evidência que apoie tais expectativas," publicou o Journal Nature.

"Um exemplo, as pessoa esperam viver por muito tempo e serem mais saudáveis do que a média, elas subestimam sua probabilidade de se divorciarem e superestimam suas chances de sucesso no mercado de trabalho," eles escreveram.

Phelps disse que os pesquisadores tiveram dificuldade em induzir os voluntários a pensarem em eventos puramente neutros no futuro.

"Eles tendiam a imaginar os eventos positivamente," ela disse.

"Nós de certa forma, tropeçamos neste "Optimism Bias" que os psicólogos já falaram anteriormente.

Fonte: Reuters

A pesquisa contou com o apoio :

The National Institute of Mental Health


Mais sobre este assunto :

http://www.sciencedaily.com/releases/2007/10/071024130436.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9rebro_humano

2 comments:

natural naturalmente said...

Achei muito interessante o seu post, parabéns, está claro e bem perceptível mesmo a um leigo. Gostaria que desse uma visita ao meu blog, ele é novinho, eu ainda estou aprendendo, por isso toda a sugestão é bem vinda.
www.medicinasnaturais.blogspot.com
até a vista.

Ser Saudavel said...

Obrigada!
Convite aceito e ate mais.