Wednesday, September 26, 2007

A Vitamina B12 e o Vegetarianismo

As vitaminas são substâncias naturais encontradas nas plantas e nos animais. Seu corpo usa estas substâncias para permanecer saudável e auxiliar suas muitas funções. Há dois tipos de vitaminas: Hidrossolúveis e Lipossolúveis.

As vitaminas hidrossolúveis são absorvidas facilmente pelo corpo. Diferente das vitaminas lipossolúveis, elas não são absorvidas usando ácidos da bile (líquidos usados para digerir gorduras). Seu corpo não armazena quantidades grandes de vitaminas hidrossolúveis. As vitaminas hidrossolúveis que você não necessita são eliminadas pelos rins na urina.


Ao contrário das outras vitaminas hidrossolúveis, ela não é expelida rapidamente na urina, mas particularmente ela se acumulada e se armazena no fígado, nos rins e em outros tecidos do corpo. Em consequência disso, uma deficiência de vitamina B12 talvez só se manifeste depois de 5 ou 6 anos de uma dieta inadequada.


A quantidade de vitamina B12 que o corpo necessita e realmente muito pequena, provavelmente somente 2 microgramas por dia . Infelizmente, a vitamina B12 não é absorvida muito bem.


O que alimentos ricos em vitamina B12 podem fazer por você:


1.auxiliar na produção de células sanguíneas vermelhas e evitar a anemia.
2.permitir que as células nervosas se desenvolvam propriamente 
3.ajudar as células a metabolizar proteína, carbohidrato, e gordura.

Que eventos podem indicar a necessidade de alimentos mais ricos em vitamina B12 ?

Lingua vermelha ou ferida
Formigamento ou dormência nos pés

Nervosismo
Palpitações
Depressão
Problemas de memória


A vitamina B12 é uma das vitaminas mais controversas da família de vitaminas B coletivamente conhecida como o "complexo B". Embora a estrutura química completa da B12 não fosse identificada até 1960, dois cientistas já haviam sido premiados com o Nobel por pesquisas envolvendo esta vitamina.

O primeiro destes prêmios foi concedido em 1934, envolvendo a descoberta que um alimento (o fígado, uma fonte muito rica de B12) poderia ser usado para tratar um tipo particular de anemia (incapacidade da corrente sanguínea de carregar o oxigênio) chamada de anemia perniciosa . A segunda premiação veio trinta anos mais tarde quando os químicos compreenderam a estrutura exata desta importante vitamina .A vitamina B12 é incomun no que diz respeito a suas origens. Enquanto a maioria das vitaminas podem ser feitas por uma grande variedade de plantas e animais específicos, nenhuma planta ou animal mostraram-se capazes de produzir B12, e a fonte exclusiva desta vitamina parece ser micro organismos minúsculos como as bactérias, os fermentos, os fungos, e as algas.Como a maioria das vitaminas, a B12 pode passar-se por uma variedade de formas e pode ter uma variedade de nomes. Os nomes para a B12 incluem: cobalamina, nitratocobalamina, e cianocobalamina. Cada uma destas designações contém a palavra "cobalto," pois o cobalto é o mineral encontrado no centro da vitamina.


Um outro aspecto incomum da B12 é que ela e dependente de uma segunda substância, chamada Fator Intrínseco, para fazer seu caminho do Trato Gastro-Intestinal ao resto do corpo. Sem o Fator Intrínseco, que é uma proteína única feita no estômago, a vitamina B12 não pode ter acesso ao resto do corpo onde ela se faz necessária.

cianocobalamina

As funções da vitamina B12 e como ela funciona:


1.Formação das células sanguíneas vermelhas:

Talvez a função mais conhecida da B12 é o seu papel no desenvolvimento das células sanguíneas vermelhas. A medida que as celulas amadurecem, elas exigem informação fornecida pelas moléculas de DNA. Sem a B12, a síntese do DNA torna-se defeituosa, e a informação necessitada para a formação das celulas vermelhas fica comprometida.

2.Desenvolvimento de Células Nevosas :

Uma segunda função tambérm importante da B12, porém menos compreendida claramente do que a primeira, é a sua participação no desenvolvimento de células nervosas. Uma camada que cobre os nervos, forma-se com menos sucesso quando há deficiência de vitamina B12 . Embora esta vitamina participe indiretamente no processo, o suplemento de B12 mostrou-se eficaz no alivio da dor e de outros sintomas em uma série de doenças do sistema nervoso.

Outros papéis da vitamina B12 :

A proteína depende de B12 para circular apropriadamente pelo corpo. Muitos dos componentes vitais da proteína, tornam-se não disponíveis para o uso na falta da B12.


Sintomas De Deficiência


Embora a B12 não seja o único nutriente que possa contribuir para a ocorrência dos sintomas listados a seguir, a falta dela deve ser considerada sempre como um possível fator básico.

caspas
problemas emocionais e mentais
nervosismo
não poder pensar claramente
problema de concentração
diminuição dos níveis de coagulação do sangue

dormência nos pés
diminuição dos reflexos
palidez
depressão
lingua vermelha e/ou ferida
dificuldade de engolir

problemas de memória
formigamento nos pés
palpitações
fraqueza
problemas menstruais
pulso fraco


Fatores que afetam a função

Que fatores podem contribuir para uma deficiência de B12 ?

Problemas de estômago podem contribuir para a deficiência de B12 .

Uma das maneiras é que quando o estômago está irritado e/ou inflamado, as células estomacais não funcionam corretamente e assim elas não produzem o Fator Intrínseco. Sem FI a B 12 nã
o pode ser absorvida.

A B12 e o Vegetarianismo:

Existem duas escolas de pensamento divergentes.

Uma escola enfatiza o fato que a maioria dos animais, incluindo os seres humanos, são capazes de armazenar suprimentos de B12 a longo prazo. Nos seres humanos, estes depósitos podem durar até vinte anos ou mais. Dado este potencial de armazenamento, uma exigência diária de B12 é considerada como altamente improvável.

Uma segunda escola de pensamento, entretanto, aponta a falta de confiabilidade nas plantas como fontes de B12.
Para os totalmente vegetarianos, que não comem nenhum produto animal seja qual for, a falta de confiança pode afirmar um problema. Desde que nenhuma planta é capaz de produzir B-12, a quantidade de B12 no alimento vegetal depende do relacionamento da planta com os micro organismos do solo e a nível da raiz (bactérias, fungos, fermentos) os quais criam a vitamina. Os produtos cultivados e fermentados feitos a base de soja como tofu, tempe, miso, tamari e o shoyu podem ou não conter quantidades significativas de B12, dependendo das bactérias,e dos fungos usados para produzi-los.

O índice de B12 nos vegetais do mar varia também de acordo com a distribuição dos microorganismos no ambiente circunvizinho ao mar.

Infelizmente, análises confiáveis dos nutrientes não estão disponíveis frequentemente aos consumidores destes produtos. E a retenção de vitamina B12 em alimentos vegetais feitos da fermentação da soja não foram bem pesquisadas até então.

No general, os tofus, os tempes, e os vegetais do mar tendem a ser fontes mais consistentes de B12 do que misos, tamaris, e shoyus. Dependendo do meio em que são produzidos ou de onde crescem as algas.

As drogas que podem diminuir o estoque da vitamina B12 no corpo incluem:


antibióticos,
medicamentos contra o cancer,
anticonvulsivos,
medicamentos para controlar a hipertensão
medicamentos antiParkinson,
antipsicóticos,
medicamentos para tuberculose
anticoncepcionais
drogas para baixar o colesterol
e repor o potássio

A vitamina B12 pode ajudar na prevenção e/ou no tratamento de:

Alcoolismo
Anemia Perniciosa
Artrite (Reumática)
Asma
Arterioesclerose
Cancer
Leucemia
Lupus
Dermatite Seborreica (Caspa)
Fadiga
Esclerose Múltipla
Neuropatias e Degeneração Neuromuscular

Possíveis fontes de vitamina B12


Normalmente a vitamina B12 é secretada no intestino delgado junto com a bile e outras secreções e reabsorvida, mas isso não aumenta o estoque de vitamina B12 do organismo. Já que pequena quantidade da vitamina não é reabsorvida, é possível que o estoque de vitamina B12 acabe se esgotando.

As bactérias do trato intestinal humano fabricam vitamina B12. A maioria dessas bactérias está no intestino grosso. Aparentemente a vitamina B12 não é absorvida no intestino grosso .

Algumas bactérias do intestino delgado produzem vitamina B12 . A quantidade de vitamina B12 produzida não parece ser adequada para impedir a deficiência da vitamina .

Pessoas que são vegans há muito tempo, bebês, crianças e mulheres grávidas ou em lactação (por causa do maior consumo) devem tomar cuidado especial para conseguir vitamina B12 em quantidade suficiente.

Que alimentos fornecem a vitamina B12 ?

Os não vegetarianos não possuem dificuldades de consumir a B12 já que os animais, uma de suas fontes de alimentação ingerem micro organismos tais quais bactérias e fungos, produtores exclusivos da vitamina B12.

Ótimas fontes de vitamina B12 são: camarões, salmões.
Também o iogurte e os ovos tem uma boa quantidade de B12.

Boas fontes vegans de vitamina B12 são:

Algas marinhas, a levedura nutritiva, Saccharomyces cerevisiae, que é um fermento alimentar cultivado em solução de melado, vendido na forma de flocos ou pó amarelo. Seu sabor lembra o do queijo. A levedura nutritiva é diferente do levedo de cerveja e da levedura seca.
*A marca norte americana de levedura nutritiva Red Star T-6635+ foi testada e comprovou-se que contém vitamina B12 ativa.

Apesar da dificuldade de ingerir a vitamina B12 nas doses necessárias diariamente, a dieta vegetariana apresenta benefícios muito grandes para quem deseja ter uma vida saudável. Segundo o Dr. Eric Slywitch, referencia nos estudos sobre vegetarianismo, a pessoa que se abstém das carnes, sejam elas brancas ou vermelhas, possui menor risco de ataques e doenças do coração, tem menor incidência de cancer, suas chances de adquirir diabetes são 50% menores e a preocupação com a obesidade é praticamente nula.


Quais são recomendações atuais da saúde pública para a vitamina B12?

As Dosagem Dieteticas Recomendadas (RDAs) para a vitamina B12 foram ajustadas em 1998 pela National Academy of Sciences.

0-6 meses: 400 nanogramas
6-12 months : 500 nanogramas
1-3 anos : 900 nanogramas
4-8 anos: 1.2 microgramas
9-13 anos : 1.8 microgramas
14 anos ou mais: 2.4 microgramas
mulheres grávidas : 2.6 microgramas
mulheres amamentando : 2.8 microgramas
Sobre a Spirulina (alga usada como complemento dietético):

Pesquisa mostrou que a B12 foi encontrada em alta escala na spirulina. Entretanto, pensa-se que isto é devido a presença dos compostos estruturais similares a B12, conhecidos como os "analógicos B12". Estes não podem ser utilizados para satisfer as necessidades dietéticas.


Para mais informações :

WHFoods

http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=nutrient&dbid=107

Guia Vegano
http://www.guiavegano.com.br/nutricao/b12

Sitio Veg
http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=1310&Itemid=136

Wikipedia : Vitamina B12
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_B12#A_Vitamina_B12_e_a_dieta_vegetariana_estrita_.28veganismo.29

11 comments:

SwáSthya Yôga said...

Parabéns e obrigado pelo exclarecimento em torno da B12.

Gostaria de dizer que sou vegetariano há mais de 8 anos quando comecei a praticar yoga e sinto-me bem.
Os cuidados que tenho são: comer variados queijos, algas e levedura de cerveja e assim os indices de B12 estão aceitáveis.
Não comendo produtos de origem animal (directamente do cadaver do animal), sou saudável.

Obrigado

Ser Saudável said...

Obrigada por compartilhar a sua experiencia aqui.

Tambem sou vegetariana e estou satisfeita com a minha opcao.
E mesmo como voce exemplificou, com apenas alguns cuidados podemos obtemos os resultados desejaveis para uma alimentacao rica , balanceada , natural e nao agressiva.

Jadson Almeida said...

Parabéns pela explanação.

angelo said...

sou vegetariano há cerca de trinta anos e nunca tive problemas de energia ou de memoria.sempre fiz muito desporto e os carnivoros ficavam sempre para trás.Não sou vegetariano por questao de nutrientes mas sim por questao de consciencia.

Ginger said...

Olá!
Também sou vegetariana, e apesar de comer bastante alga e produtos de soja, tenho me sentido meio cansada. Li ontem sobre a vitamina B12 pela primeira vez, embora pratique o vegetarianismo há quase 3 anos - por consciência. Ano passado, quando estava grávida, recebi ordens expressas do médico para comer carne. Quase morria, mas tinha que comer! Agora que meu bebê está começando a comer, vou ao pediatra para vermos uma subsituição para a carne, porque animais mortos não entram na minha casa.
Em todo caso, foi muito útil a informação. Vamos já procurar um suplemento de vitamina B12 para a família!
Amei o Blog! Estou adicionando!

adriana said...
This comment has been removed by the author.
adriana said...

Sou vegetariana há 10 anos ,tive 3 gravides totalmente vegetariana e meus filhos ate hoje nunca consumiram nenhum tipo de carne ,são totalmente vegetarianos , tenho uma alimentação bem balanceada para equilibrar a B12 ,são crianças bem fortes e não tem anemia .Todos os três nascerem com peso acima de 3590 gramas,sua alimentação quando eram bebês e ate hoje é totalmente vegetariana.Sempre estiveram dentro do peso e ate´hoje não tenho gasto com rémedios ,dificilmente ficam resfriados.Por isso e póssivel viver sem matar nossos irmãos menores (os animais).OBRIGADO E FIQUEM COM DEUS.

António Carvalho said...

Gostei do que li. Comecei nestas lides do vegetarianismo. Por consciência também. Temos que construir e não destruir.

António Carvalho said...

Carnes acabou. Já o devia ter feito há mais tempo. Andamos todos a dormir neste mundo. Meu DEUS, às vezes pergunto-me o que nos andam a impingir estes anos todos. Somos uns alienados. Temos que mudar a nossa consciência.

António Carvalho said...

Gostei Adriana. Muito à frente. Deve ser uma mulher determinada. Temos todos que mudar a forma de estar no mundo. Bem hajam os diferentes de consciência.

Juscelino said...

Sou adepto da dieta paleolítica. Nela, encontrei saúde, força e disposição. Claro, nessa dieta há grande consumo de carne orgânica, vegetais, frutas, nozes e muita gordura animal. Já fui vegetariano por 5 anos e sempre sentia um vazio alimentar. Hoje, comendo o que fomos evolutivamente programados para comer há 2 milhões de anos, recobrei as forças e a vitalidade. Respeito muito e admiro que se dar bem com o vegetarianismo, mas comigo não deu certo. Saúde e paz a todos.