Wednesday, September 12, 2007

As Três Forças Na Ayurveda

Anteriormente nós comentamos que o bem estar e a boa saúde de um indivíduo são dependentes do equilíbrio das três forças que controlam toda a atividade física e mental. 


Estas três forças chamadas de Tridoshas sao o reflexo das forças cósmicas no microcosmo do ser humano. Elas são de fato o reflexo da trinidade, os princípios da criação, preservação e destruição.


Estas tridoshas - ou três Doshas - são chamadas de Vata, Pitta e Kapha. Elas regulam o intricado funcionamento do sistema do corpo-mente com as seguintes funções :




Vata significa Ar e controla o movimento; e engloba todos os fenômenos que estão sujeitos ao funcionamento do Sistema Nervoso Central e Simpático. Para estar vivo, o corpo tem que ter Vata ou moção que permita o corpo de respirar, circular o sangue, passar o alimento através do aparelho digestivo e enviar impulsos nervosos para o cérebro.


Pitta significa Bile e controla o metabolismo. O corpo precisa ter Pitta para processar os alimentos, o ar e a água através do sistema completo.


Kapha significa Phlegm. Kapha controla a estrutura e em segundo plano a formação de vários líquidos de preservação. O corpo precisa de Kapha para manter as células juntas e formar os músculos, a gordura, os ossos e tendões.


Estas três Doshas formam o tripe da Ayurveda. Se elas estão balanceadas em proporções igualadas no corpo haverá harmonia e ausência de enfermidade. Elas mantêm o físico e a psique em condições saudáveis. Esta, em essência , é a teoria básica da Ayurveda.


Introdução a Teoria dos Tridoshas (Dr. Aderson Moreira da Rocha)

"Sem compreender nossa constituição particular, nossa saúde enfraquece e sobrevem a doença. O que se observa e que não há uma medicina que identifique adequadamente todas as variantes que existem entre as pessoas, tratando-as de modo diferenciado. Infelizmente a medicina convencional costuma dar mais atenção às doenças do que aos doentes. O Ayurveda, ao contrário, reconhece os tipos individuais e nos ajuda a entender nossas particularidades, nossas tendências.


O homem apresenta três modelos constitutivos básicos, expressões condensadas dos Cinco Elementos Fundamentais. Estes modelos são princípios básicos ou humores conhecidos como doshas ou tridoshas - Kapha, Pitta e Vata - conceitos únicos do Ayurveda, e podem ser definidos como mecanismos que governam nosso fluxo de inteligência e de energia.


A partir dos elementos Eter e Ar, manifesta-se Vata (vata dosha), representado pelo ar corporal, pelas cavidades. Pitta (pitta dosha) e formado a partir dos elementos Fogo e Água e manifesta-se no organismo como o fogo digestivo. Os elementos Terra e Água resultam na agua corporal e formam o kapha dosha. Os doshas são substâncias sempre presentes no corpo, sendo continuamente renovadas; tem sua quantidade, qualidade e funções definidas. Quando normais, desempenham as diferentes funções do corpo e o mantêm. Os doshas, porém, tem a tendência de se tornarem anormais, passando por aumentos ou diminuições de sua quantidade, qualidades e funções. Quando se tornam anormais, contaminam sua moradia - os tecidos (dhatus) - e contribuem para o surgimento de doenças. Todos os três doshas estão presentes no ser humano, em cada célula do corpo, desde o momento da concepção; as diferentes constituições são resultantes das percentagens relativas entre vata-pitta-kapha.

Assim, existem 7 constituições básicas:



1. vata,
2. pitta,

3. kapha,
4. vata-pitta,
5. pitta-kapha,
6. vata-kapha e
7. vata-pitta-kapha.



As três primeiras (formas puras) e a última (forma totalmente equilibrada) são mais difíceis de se encontrar. Em geral, as pessoas possuem 2 doshas predominantes. Como já mencionado, em todas as células existem os três doshas, em diferentes proporções, porém eles são encontrados predominantemente em certos lugares: o lugar preferencial de Vata e abaixo da região umbilical; o de Pitta e entre as regiões cardíaca e umbilical e o de Kapha e acima da região cardíaca. Mesmo estando predominantemente nas regiões citadas, eles permeiam o corpo todo.

Cada um dos doshas é mais ativo nas diferentes fases da vida do ser humano; Vata predomina após os 60 anos; Pitta entre os 20 e 60 anos, e Kapha predomina do nascimento ate os 20 anos.

Os doshas também possuem caráter ciclico, variando as suas proporções relativas, independente da constituição básica do indivíduo: Vata predomina mais a tarde (entre 15 e 19h). Pitta e mais predominante no meio do dia (entre 11 e 15 h) e entre 24 e 2 h. Vata concentra-se principalmente no período entre 6 e 10h da manhã e entre 19 e 23h."



De acordo com a Ayurveda existem 6 sabores. 


Doce, azedo, salgado, picante, amargo, adstringente. Cada um é a inclusão de dois elementos.


Doce (terra e água)          :  trigo, açúcar, leite, arroz, tâmaras.
Azedo (terra e fogo)        :  iogurte, limão,tamarindo.
Salgado (água e fogo)       :  sal do mar,sal da rocha, algas marinhas.
Picante (fogo e ar)           :  cebola, rabanete, gengibre,pimenta.
Amargo (ar e éte )           :  raiz de dandelion, melao amargo.
Adstringente (ar e terra)   :  roma, maçã.

Mais sobre Ayurveda :

Associação Brasileira de Ayurveda

http://www.ayurveda.org.br


Fonte : Ayurvedic Cooking de Ramesh Patel
Editora New Age Books - Nova Delhi India


The History of Ayurveda de Bhagavat Das
http://www.ayurveda-herbs.com/Ayurveda-Alternative-Herbs.htm

No comments: