Wednesday, September 19, 2007

Você Sabia Que O Abacate ...

O Jornal Médico PubMed a serviço da Biblioteca Nacional de Medicina e do Instituto Nacional da Saúde dos Estados Unidos publicou a pesquisa feita pela Divisão de Radiobiologia, do departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado de Ohio USA, a qual diz que :

"Fitoquímicos pela definição mais ampla, fitoquímicos são químicos ou nutrientes provenientes de vegetais. 



Porém, geralmente eles tem uma definição mais específica. A palavra fitoquímico é mais usada para referir-se a compostos encontrados em vegetais que tem efeito benéfico na saúde ou um papel ativo na melhora do estado de indivíduos com enfermidades. Eles são substâncias que não fornecem calorias.

Os fitoquímicos foram reconhecidos como tendo um papel importante na prevenção do cancer através das frutas e vegetais. O abacate é uma fruta popular e amplamente consumida e tem muitos nutrientes, baixas calorias, e tambem sódio, e gorduras.

Os estudos mostraram que os fitoquímicos extraídos da fruta do abacate induzem seletivamente a interrupção do ciclo celular, inibem o crescimento, e induzem a apoptose (ou morte celular programada que é um tipo de "auto destruição celular ) de células pré cancerosas e cancerosas. Estes estudos recentes indicam que os fitoquímicos extraídos com clorofórmio do abacate alvejam múltiplos caminhos sinalizados e aumentam a reação de oxigênio no interior da célula conduzindo-as a apoptose.

Esta revisão resume a pesquisa dos fitoquímicos no abacate e discute seus mecanismos moleculares e alvos. Estes estudos sugerem que combinações ou o uso individual dos fitoquímicos da fruta de abacate podem oferecer uma estratégia dietética vantajosa na prevenção do cancer."

Pesquisadores:



Ding H Chin YW Kinghorn AD
Então de acordo com os pesquisadores, os abacates podem ser adicionados a lista dos alimentos que contêm estes compostos e que combatem o cancer.

Além disso, os abacates são uma fonte nutritiva de potássio, contendo 60% mais potássio do que as bananas.

O abacate foi estudado também como sendo uma possível forma de tratamento para muitas outras condições da saúde. Diversos estudos relataram que as dietas ricas em abacate podem reduzir níveis de lipídeos do plasma. O abacate e também uma fonte rica de beta sisterol (substância que na qual se acredita ter a capacidade de baixar o colesterol)

Mais sobre as qualidades do abacate no blog do Dr. Marcelo Guerra

PubMed
http:www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?Db=pubmed&Cmd=ShowDetailView&TermToSearch=17582784&ordinalpos=17&itool=EntrezSystem2.PEntrez.Pubmed.Pubmed_ResultsPanel.Pubmed_RVDocSum

Biblioteca Nacional de Medicina USA
http://www.nlm.nih.gov/

Universidade do Estado de Ohio
http://www.osu.edu/



Receita de Guacamole

(É um ingrediente típico da culinária mexicana . Simplesmente um delicioso purê de abacate bem temperado) 


Ingredientes: 



1 abacate
2 tomates médios sem pele e sem sementes
2 dentes de alho amassados
1 pimenta dedo de moça média
quanto baste de coentro picado
quanto baste de cebolinha verde picada
suco de 1 limao 
1/2 cebola picada
3 colheres ( sopa) de azeite de oliva
sal a gosto
tortilla pronta ou salgadinhos de milho para acompanhar


Modo de Preparo:

Pique o tomate em cubos bem pequenos. Abra a pimenta ao meio, elimine as sementes com os filamentos brancos e pique-a em pedaços bem pequenos. Pique finamente as folhas do coentro e da cebolinha e reserve. Amasse os dentes de alho e pique a cebola. Descasque o abacate, retire o caroço e coloque a polpa num prato fundo. Amasse com um garfo, deixando alguns pedaços e regue com o suco de limao. Adicione o tomate, a pimenta, o coentro, o alho, a cebola, a cebolinha, o azeite de oliva e o sal e misture. Sirva em seguida.


Dicas:


Sirva o guacamole logo depois de pronto, para evitar que o abacate escureça e fique amargo. Caso não sirva imediatamente, conserve o guacamole na geladeira junto com o caroço do abacate, que deve ser lavado e seco com toalha de papel.


Homem na Cozinha Receitas
http://www.homemnacozinha.com/?p=7 



CyberCook
http://cybercook.uol.com.br/mostra_receita.php?codigo=228

No comments: