Sunday, July 15, 2007

Sistema Circulatório

Quando por um momento eu considero observar o corpo humano e o seu funcionamento .... tudo me fascina. É um organismo tão complexo e inteligente que com tamanha minúcia de detalhes coordena todas as funções com precisão. É surpreendente ! Por exemplo o Sistema Circulatório:


O sistema circulatório é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos, que são: as artérias, as veias e os capilares. A sua função é realizar a circulação sanguínea.


Neste video você pode ver como o sistema circulatório trabalha e assim contemplar parte do seu próprio corpo em atividade .

Video Sistema Circulatório:




Fonte: Biologiazulu YouTube Channel
Creditos  : www.mayoclinic.com


Ele é responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de CO2 para sua eliminação nos pulmões, coleta de excreções metabólicas e celulares, entrega de excreções nos órgãos excretores, como os rins, transporte de hormônios, tem importante papel no sistema imunológico na defesa contra infecções, termoregulação: calor, vasodilatação periférica; frio, vasoconstrição periférica.


Sistema circulatório nos humanos


O sistema circulatório humano é composto de sangue, sistema vascular e coração.


O coração é o orgão que bombeia o sangue. O sistema vascular é composto pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração. Como a pressão do sangue no lado arterial é maior, comparando com as veias, a parede das artérias é mais espessa. As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração, dentro das veias há válvulas que, se o sangue começa a fluir na direção contrária do coração, fecham-se impedindo o refluxo do sangue. Os capilares são vasos microscópicos, com parede de apenas uma célula de espessura e que são responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno.


O sangue segue um caminho contínuo, passando duas vezes pelo coração antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir desta maneira o sistema circulatório em dois segmentos: a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.


Um outro video sobre este assunto porém em espanhol:

http://www.youtube.com/watch?v=-W_I4UXwOoE

(Fonte : Wikipedia)


2 comments:

Luminous (\ô/) Luciano™ said...

Que lindo blog que é isto!

Parabems - e continui a nôs informar assim um tempão! ;)

Ser Saudável said...

Obrigada pelo suporte Luminous !!!