Tuesday, February 14, 2012

Cientistas Descobrem Mecanismo Que Ajuda A Entender Alzheimer

Cientistas argentinos descobriram um mecanismo que fornece novos dados sobre o funcionamento da comunicação entre neurônios, o que pode a judar a compreender doenças como o Mal de Alzheimer.

Trata-se de um mecanismo fundamental para a formação, fortalecimento e funcionamentos das sinapses, ou seja, os pontos de comunicação entre os neurônios, explicou a Agência de Ciência e Técnica do Instituto Leloir, onde  a pesquisa foi desenvolvida.

A equipe identificou neste processo de comunicação pacotes de ARN mensageiro (responsável pela transferência de informação do DNA) temporariamente inativos, denominados de "focos de silenciamento de mensageiros" , explicou Graciela Boccaccio, chefe do Laboratório de Biologia Celular do Instituto Leloir.

Com a formação desses pacotes, o ARN mensageiro não pode cumprir sua função, que permite consolidar a comunicação entre neurônios para memória e aprendizagem.




Os cientistas também identificaram neste processo a proteina Smaug 1, que, quando bloqueada, produz um defeito sináptico grave e os neurônios não se desenvolvem completamente , de acordo com o estudo.

"Esses defeitos são muito similares aos observados em várias doenças neurodegenerativas", disse Boccaccio.

Para a pesquisadora, o estudo dá uma luz sobre como funciona o sinapse e pode ajudar a criar novos caminhos para entender doenças como o Mal de Alzheimer e a esclerose.

Durante o trabalho, publicado na revista "The Jornal of Cell Biology", os cientistas analisaram, neurônios do hipocampo, região do cérebro associada aos aspectos cognitivos.

No comments: