Monday, November 23, 2009

Cresce O Interesse Da Ciência Pela Felicidade


A antropóloga e psicóloga formada em Harvard (EUA) Susan Andrews, responsável pela implantação no Brasil de programas baseados no conceito da Felicidade Interna Bruta (FIB), disse que o interesse da ciência pela felicidade e crescente.

Somente nos últimos seis meses, foram divulgados 27.335 estudos e artigos publicados em revistas científicas abordando desde aspectos bioquímicos a psicológicos do tema - afirmou.

Susan Andrews destacou que pessoas mais felizes tem sistemas imunológicos mais fortes, tem melhor desempenho no trabalho, adoecem menos, vivem mais, tem casamentos mais sólidos.

A depressão se tornou uma das principais doenças da sociedade contemporânea. São esses os principais fatores que tem motivado a investigação científica, uma vez que maior conhecimento sobre o que constitui a felicidade e como medi-la permitira construir políticas mais eficientes com reflexos positivos sobre a saúde pública - acrescentou.

A antropóloga participa em Foz do Iguaçu da 5ª Conferência Internacional Sobre Felicidade Interna Bruta (FIB), que discute ate hoje o conceito que surgiu no Butão, na Ásia, de medir o bem estar de forma mais ampla do que o Produto Interno Bruto (PIB) , comumente utilizado para mensurar o progresso material de um país. A ideia tem a adesão de vários países, que se utilizam de alguns indicadores para orientar a elaboração de políticas públicas.

Susan explicou que na bioquímica do corpo humano, uma das substâncias associadas a felicidade e o hormônio cortisol, produzido pelas glândulas suprarrenais. Pessoas felizes tendem a ter 32% menos cortisol. Em contrapartida, o hormônio é encontrado em abundância em pessoas com alto nível de estresse. - E preciso ter consciência de que quando uma pessoa esta infeliz, seu fígado esta infeliz, seu estômago está infeliz, sua pele está infeliz. Os reflexos negativos se espalham pelo corpo inteiro - concluiu.


1 comment:

Unknown said...

Olá,
Encontrei o seu blog e acho que é um “blog para um mundo melhor” e que pode ter um destaque na IM magazine, num espaço dedicado a blogs.

http://immagazine.sapo.pt/por/blog2009.html

A IM Magazine é revista online internacional lida em mais de 120 países que divulga o melhor que se faz no mundo… para um mundo melhor, em todas as áreas que interessam à humanidade.

A inscrição é simples e gratuita:

http://immagazine.sapo.pt/por/blogs.html#


Um abraço,

Sofia Teixeira
IM Magazine