Tuesday, October 28, 2008

Suicídio Pode Estar Ligado A Mudanças No Cérebro




O cérebro das pessoas que cometem suícidio é quimicamente diferente daquelas que morrem por outras causas, segundo estudo canadense publicado na revista Biological Psychiatry.


Os cientistas analisaram o tecido do cérebro de 20 pessoas já mortas – entre elas dez que sofriam de depressão e cometeram suícidio – e concluíram que, entre aquelas que se mataram, havia um nivel dez vezes maior de um processo que afeta o comportamento, a metilação.

Os cientistas das Universidades de Western Ontário, Carleton e Ottawa, acreditam que fatores ambientais influenciam essas mudanças.
A descoberta pode abrir novos caminhos para pesquisas que estudem tratamentos para depressão e potencial suicídio.

DNA
Os cientistas concluíram que o DNA das pessoas que haviam se suicidado vinha sendo quimicamente modificado pelo processo que normalmente tem o papel de regular o desenvolvimento das celulas, chamado metilação.

A metilação “desliga” genes especificos em uma celula, para que outros genes possam determinar, por exemplo, que a celula se tornara uma celula da pele, e nao do coracao.
O índice de metilação no cérebro dos suicidas era quase dez vezes maior do que nos outros cérebros analisados, e o gene que estava sendo desligado era um receptor químico de mensagens, que tem papel importante na regulação do comportamento.
No estudo, os pesquisadores sugerem que esta “reprogramação” genética pode contribuir para a “natureza prostrada e recorrente dos principais distúrbios depressivos”.
Pesquisas anteriores já haviam sugerido que mudanças no processo de metilação podem ser causadas por uma combinação de fatores genéticos e ambientais chamados epigenéticos.

Modificações

O cientista Michael Poulter, que liderou a pesquisa, disse que “a idéia de que o genoma é tão maleável no cérebro é surpreendente, porque as células do cérebro não se dividem”.
“Você recebe seus neurônios no início da vida, então, a idéia de que ainda há mecanismos epigenéticos funcionando e bastante incomum.”
Segundo ele, as conclusões do estudo abrem espaço para pesquisas e possíveis novas terapias para depressão e tendências suicidas.
John Krystal, editor da Biological Psychiatry, disse que “essa e uma animadora nova evidência de que fatores genéticos e ambientais podem interagir para produzir mudanças específicas e duradouras nos circuitos do cérebro”.

“Além disso, essas modificações podem acabar moldando os rumos da vida de uma pessoa de forma importante, inclusive aumentando o risco de um distúrbio depressivo e, talvez, do suicídio.”


No video " It´s a Brain Thing " (em inglês), Dr. Henley analisa a causa do suicídio, os fatores de riscos e o que fazer caso você conheça alguém com tendência suicida.

Fonte: BBC Health


Busca Por Suicídio Gera Mais Sites Prós Do Que Contra

Sunday, October 26, 2008

Cientistas Criam Ranking Dos Alimentos Nutritivos


O que o brócoli, a blueberry (vacinio), o quiabo, a laranja e a vagem tem que o sorvete, o chocolate ao leite, o pão branco e o refrigerante não têm ?


Cientistas americanos afirmam que os alimentos incluidos no primeiro grupo apresentam a pontuação máxima em uma lista que classifica o valor nutricional dos alimentos em escala de 1 a 100 - ou seja, estao entre os mais nutritivos e saudáveis que existem.


Os alimentos do segundo grupo, por outro lado, ocupam os últimos lugares na lista. Sorvetes e refrigerantes ganham apenas 1 ponto; o chocolate ao leite ganha 3 pontos e o pao branco, 9 pontos.


Liderada pelo especialista em nutrição David Katz, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, uma equipe com profissionais de diversas instituições criou o ranking de classificação NuVal System (Overall Nutritional Quality Index, ou Índice Geral de Qualidade Nutricional).


Os criadores do índice dizem esperar que o NuVal passe a ser usado por milhares de supermercados nos Estados Unidos como um ponto de referencia para orientar o consumidor na compra dos alimentos necessários para uma dieta saudável.


Informações confusas


Katz e seus colegas argumentam que as informações incluidas hoje em embalagens de produtos são confusas e afirmam que o NuVal System pode resolver o problema.
Cada produto recebe uma pontuação. Quanto maior ela for, maior o valor nutritivo do alimento.


Segundo o site do NuVal System, ao aplicar os mesmos critérios para todos os produtos, o índice permite comparações entre alimentos de categorias diferentes.


Ou seja, se você estiver em dúvida entre sorvete ou laranja, poderá saber, sem sombra de dúvidas, que a laranja vai deixá-lo melhor alimentado - de acordo com a tabela dos cientistas.


O ranking se baseia em uma fórmula que mede a qualidade nutricional de alimentos e bebidas com base em critérios ja estabelecidos por profissionais de nutrição, saúde pública e médicos.


Os critérios são, por exemplo, a tabela de doses recomendadas de nutrientes - do Institute of Medicine, nos Estados Unidos - e o guia para dieta dos americanos - adotado pelo Departamento de Saúde do pais.


Informacoes sobre como bons habitos alimentares podem auxiliar a saude e evitar riscos de doencas cronicas divulgadas pelo governo americano tambem foram levadas em consideracao.


Combinadas, essas diretrizes foram usadas para quantificar a presença de mais de 30 componentes - como vitaminas, minerais, fibra e anti-oxidantes, açúcar, sal, gorduras trans, gordura saturada e colesterol - nos alimentos.


O sistema tambem mede a qualidade da proteina, da gordura e do carbohidrato, assim como as calorias e a presença de gorduras omega-3.


Índice NuVal dos Alimentos


Damasco: 100
Aspargo: 100
Vagem: 100
Blueberry (vacínio): 100
Brócoli: 100
Repolho: 100
Couve-flor: 100
Kiwi: 100
Alface (verde e roxa): 100
Quiabo: 100
Laranja: 100
Espinafre: 100
Morango: 100
Cenoura: 99
Toranja (grapefruit): 99
Abacaxi: 99
Ameixa: 99
Manga: 93
Batata: 93
Cebola roxa: 93
Tangerina: 93
Banana: 91
Milho: 91
Uva: 91
Maracujá: 78
Coco: 24


Índice NuVal


Segundo a fórmula, se um alimento é rico em componentes considerados favoráveis a saúde, sua posição no index NuVal sobe.


Os componentes "bons" são, entre outros, fibras, vitaminas A, C, D, E, B12, B6, potássio, cálcio, zinco e ferro.


Açúcar, colesterol, sal, gordura saturada e gordura trans, quando presentes em um alimento, baixam sua posição no ranking.


Para os carnívoros, a tabela NuVal indica que uma costelinha de porco soma 25 pontos, mas o peito de peru sem pele alcança quase o dobro, com 48 pontos.


Apesar do índice baixo do chocolate ao leite, que tem 3 pontos, o meio amargo tem desempenho melhor, com 10 pontos.


A tabela no site do NuVal System não menciona a pontuação de alguns favoritos na dieta dos brasileiros, como o pão de queijo .

Fonte : BBC Brasil

Wednesday, October 22, 2008

Cientistas Brasileiros Testam Planta Amazônica Contra Cancer Em Pacientes




Cientistas e médicos brasileiros estão testando em humanos o potencial de uma erva amazônica para o tratamento do cancer. É possivelmente a primeira vez que o Brasil submete um medicamento dessa natureza, obtido em solo nacional, aos rigorosos testes médicos para a aprovação de uma nova droga.

A planta é a avelos (nome científico Euphorbia tirucalli), típica das regiões norte e nordeste do país. Sua ação medicinal já era mencionada na cultura popular, o que motivou a indústria farmacêutica a analisar sua ação em células em cultura e em animais. Os resultados foram bastante promissores.

Ao que tudo indica, a substncia age nas células do cancer induzindo a apoptose -- uma especie de suicídio celular. "É o que chamamos de morte celular programada", explicou ao G1 Auro Del Giglio, gerente do programa integrado de oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e um dos coordenadores do estudo. "Em células normais, e um procedimento que acontece para a renovação das celulas, com as antigas dando lugar as novas. Mas nas células do cancer isso quase nunca acontece, e a ideia e exacerbar essa tendência."

Com isso, a droga tem o potencial para, se não fazer regredir, pelo menos conter ou reduzir o avanço da doença, induzindo a apoptose de muitas das células do tumor. Não custa lembrar que o cancer é basicamente um agrupamento de células que se rebelaram contra o corpo, multiplicando-se enlouquecidamente e consumindo os recursos do organismo todo em prol de seu próprio crescimento. Simples de descrever, dificílimo de tratar.

Sem apressar conclusões

In vitro, a droga funcionou contra colonias de células de cancer de mama, melanoma e outros tipos de tumor. Mas ainda não dá para dizer que o remédio vá funcionar em humanos. "Nesse primeiro estudo, de fase 1, o que a gente faz e descobrir a dose certa", diz Del Giglio. "E um estudo para identificar a toxicidade e a segurança do medicamento."

No momento, cinco pacientes estão passando por esse procedimento no Hospital Israelita Albert Einstein. A idéia e concluir o estudo até o fim do ano e iniciar a fase 2 -- que envolve um grupo maior de pacientes com o objetivo de identificar o real potencial da droga como tratamento para tipos específicos de tumores-- em 2009.

A partir daí, os cientistas já miram buscar aprovação da droga para que chegue as prateleiras, embora tenham ainda de ser conduzidas outras duas fases de estudos, de grande porte, para concluir o ciclo pelo qual passam todos os medicamentos antes de obter aprovação das autoridades competentes.

A despeito da fase preliminar dos estudos, a equipe esta animada com os avanços. "Do que eu tenho noticia, e o primeiro estudo rigoroso conduzido com um medicamento herbal brasileiro para cancer", diz Del Giglio. "Esta todo mundo muito entusiasmado justamente por conta disso."
O trabalho está sendo conduzido em parceria com a empresa PHC Pharma Consulting, com sede em São Paulo.

Monday, October 20, 2008

Monday, October 6, 2008

Biotipologia - Estudos Dos Tipos Humanos

Apresentação de projeto sobre o estudo das relações humanas a partir do conhecimento de diferentes teorias sobre os Biotipos como o da Medicina Tradicional Chinesa - MTC, da Homeopatia e da Homotoxicologia; e a aplicação desses conhecimentos nas relações .

Video:



Fonte: Blog dos Biotipos


CEAB

Wednesday, October 1, 2008

Massagem Ayurvédica

E uma técnica que alia movimentações rigorosas em toda a massa muscular junto com manobras de tração e alongamento, além da estimulação de pontos e órgãos vitais, visando o equilíbrio físico, mental, psíquico, energético e espititual.


Video :



Para assistir o mesmo video porém com mais explicações clique aqui