Tuesday, July 8, 2008

Aromaterapia



Muitas pessoas não percebem, mas os aromas estão presentes em todos os lugares. O sentido do olfato em nossa vida é um verdadeiro piloto, que executa sutilmente o seu trabalho, e o faz muito bem.


Você talvez se pergunte : Como é que se pode captar um cheiro, como e que se pode materializá-lo ..... O perfume exalado pelo mundo das plantas é o dos chamados óleos aromáticos, os quais podem ser extraidos de diferentes maneiras e métodos de cada uma das plantas.


Já na mais remota história da civilização, os povos utilizavam ervas, raizes, flores, resinas e outras partes das plantas para tratar doenças e a cicatrizar ferimentos.


Através de milhares de anos, esses métodos tão antigos foram aperfeiçoados e aprimorados e, junto com eles, os métodos de obtenção das essências.


Hoje dispomos de processos de destilação que nos fornecem a força vital das substâncias curativas obtidas de uma grande variedade de plantas: o extrato, a essência, ou óleos aromáticos, como são chamados, são acondicionados e guardados em pequenos frascos.


Desde o princípio da nossa existência, e muito tempo antes de começarmos a pensar em estudar, o nosso sentido do olfato era muito mais apurado e a perpetuação da espécie humana, naquele tempo, dependia de um sistema de sensações altamente desenvolvido. Portanto, as agradáveis fragrâncias nos acompanham há milênios.





Quem leu o romance O Perfume, de Susskind, percebeu o significativo perfil do poder dos aromas. Nesse livro, mesmo que vistas de perspectivas bem diferentes, você também nota coisas muito interessantes a respeito do sentido do olfato, sobre o que ele pode fazer com você e, possivelmente, você com ele se souber usá-lo com sabedoria.


Vivemos numa época em que o nosso conhecimento e constantemente alterado por rápidas e sucessivas mudanças no meio ambiente e pela nossa necessidade de sobrevivência. Devido a isso, cada vez mais os velhos e esquecidos métodos de tratamento, os ensinamentos sobre nutrição e o respeitoso cuidado dispensado a natureza - da qual somos parte integrante - formam o centro da nossa atenção.


Os óleos aromáticos agem de modo suave. Quanto mais diferentes forem os aromas, mais diversificados serão também os métodos de utilizá-los.


Somente o trato com as essências, o puro deleite de lidar com elas, já pode proporcionar o maior prazer. E quando você sentir bem confortável, quando a sua casa e a sua água de banho lhe proporcionarem os aromas mais deliciosos, então você saberá que encontrou algo muito importante que muitas pessoas desconhecem : a alegria.


Você pode transformar o seu banho diário numa experiência exótica, pode fabricar e personalizar o seu perfume , adicionar seus aromas preferidos a seus cosméticos para o corpo, perfumar o ar ambiente e, com determinados óleos, dar a sua alimentação uma nota toda especial.


Fazer uso de um processo natural de tratamento significa estar em sintonia integral com a natureza, devolvendo ao homem, especialmente, a condição de ser natural; e as antigas artes curativas, aquilo que o mundo das plantas nos oferece e energia.


* Na próxima postagem um pouco da historia da aromaterapia.



Fonte: Guia Completo de Aromaterapia : Erich Keller - Editora Pensamento

No comments: