Monday, December 10, 2007

A Nova Medicina

Três videos (em inglês) apresentados pela tv PBS Hawaii esclarecem a nova definição de saúde , os conceitos e origens da Medicina Integrativa.

Dr. Richard Davidson do W.M. Keck Laboratory para o Comportamento Imagem e Funcionamento do Cérebro da Universidade de Wisconsin-Madison explica porque saúde é muito mais do que a ausência de doença. 


Ele diz: "A definição de saúde ainda está se desenvolvendo, ainda está mudando seus conceitos. Eu penso que na maioria das práticas médicas modernas, a saúde é definida como a ausência de doença; se você não está expressando nenhuma doença e se seus exames de sangue estão abaixo de certos valores você é considerado uma pessoa sadia. 


Nas tradições contemporâneas, a saúde é definida de forma diferente. Ela é definida como a ausência de ignorância, a remoção das raízes da ilusão e a eliminação do sofrimento. E isto é potencialmente ativado através de práticas como a meditação. A ausência de doença não é necessariamente a presença de saúde."

Clique na imagem para assistir parte da entrevista:


Dr. Dennis H. Novack of Drexel University College of Medicine fala sobre as raizes da medicina e o papel dos "healers" tradicionais.
Ele menciona uma citação do Dr. William Osler, um grande ícone da Medicina Moderna no começo do século 20 que diz: "Mais importante do que conhecer que tipo de doença o paciente tem, e conhecer que tipo de paciente tem a doença." Conhecer "o paciente", suas preocupações, seus medos, conhecer seus antecedentes, expectativas, atitudes ...

Clique na imagem para assistir parte da entrevista:


As Origens da Medicina Integrativa


Dr. Brian Berman da University of Maryland School of Medicine define a Medicina Integrativa e a diferencia da Medicina Alternativa . Ele diz: "Quando as pessoas falam de Medicina Alternativa e Complementar elas falam sobre uma modalidade em particular; por exemplo Acupuntura, Fitoterapia. Eu diria que a Medicina Integrativa vai além disso. A Medicina Integrativa é a prática médica que entende a importância da relação entre o paciente e o médico. Enfatisando a importância da comunicação, o ato de ouvir, a atenção dada, a intenção. Considerando ser fundamental ver a pessoa como um todo, e não somente os fatos físicos, mas corpo, mente e espírito. Sabendo que humores, crenças, cultura, ambiente tudo influencia a saúde.

A Medicina Integrativa também combina Terapias Convencionais e Complementares e vê como elas podem se integrarem e tenta obter o melhor possível disso.
Um último aspecto é o cuidado de si mesmo, e isso salienta o cuidado que o médico deve ter consigo próprio e da mesma forma cuidar do paciente.

Clique na imagem para assistir parte da entrevista:


O que é Medicina Integrativa?



http://www.pbs.org/thenewmedicine/interview.html

http://en.wikipedia.org/wiki/William_Osler

No comments: