Sunday, February 27, 2011

Área Do Cérebro Que Processa Leitura Dispensa Visão

A parte do cérebro considerada responsável pelo processamento visual de texto pode não precisar da visão, relatam pesquisadores na revista "Current Biology".

A região, onde se processa a formação de palavras, processa palavras quando pessoas com visão normal lêem. Porém, pesquisadores descobriram que ela e igualmente ativada quando cegos lêem em braile.

"Não importa se as pessoas estão lendo com os olhos ou os dedos", disse Amir Amedi, neurocientista da Universidade Hebraica de Jerusalem e um dos autores do estudo. "De um jeito ou de outro, elas estão processando palavras."

A pesquisa refuta a crença, amplamente divulgada em livros didáticos, de que o cérebro e um órgão sensorial onde varias regiões conduzem atividades de diferentes sentidos como visão, audição e tato.


 Em vez disso, Amedi afirma que o cérebro e uma máquina de tarefas. "O que sugerimos e que esta área constrói o formato das palavras, mesmo que a chamemos de área da formação visual de palavras", disse ele.

 Amedi e seus colegas realizaram exames funcionais de ressonância magnética em oito adultos com cegueira congenita, enquanto eles liam em braile. 


 Ele e seus colegas pertencem a uma pequena comunidade de neurocientistas que tentam demonstrar que as regiões do cérebro são multissensoriais. Embora a teoria ainda não seja amplamente reconhecida, ela começou a ganhar aceitação na última década. 

"Esperamos que este artigo seja mais um passo para convencer as pessoas", disse Amedi. "Porém, nem mesmo dez artigos seriam o bastante para alterar os livros didáticos. Isso pode levar mais uma década, ate que possamos provar que nao deixamos passar nada." 


1 comment:

Vinícius De Rosso said...
This comment has been removed by a blog administrator.