Wednesday, July 29, 2009

Dentro Do Corpo Humano : Animação Médica

1.Video Processos diários do coração, da concepção, nervos e inflamações.



    Fonte:Asalamk Channel YouTube

Monday, July 27, 2009

O Corpo Humano Brilha

O corpo humano literalmente brilha, emitindo uma luz em quantidades e níveis muito pequenos que aumentam e diminuem no decorrer do dia, afirmam cientistas da Universidade de Kyoto, no Japão em artigo publicado esta semana na revista científica Plos One.


Pesquisas já haviam demonstrado que o organismo emite luz visível, mil vezes menos intensa do que podemos perceber a olho nu. Na realidade, praticamente todos os seres vivos emitem uma luz muito fraca, o que se acredita ser um subproduto de reações bioquímicas envolvendo os radicais livres. Esta luz visível difere da radiação infravermelha - uma forma de luz invisível - que vem o calor do corpo.

Para saber mais sobre essa fraca emissão de luz visível, os cientistas japoneses trabalharam com cameras extraordinariamente sensíveis, capazes de detectar um único foton. Cinco voluntários sadios do sexo masculino foram colocados em frente das câmeras em quartos em completa escuridao com seus peitos nus. A exposição foi realizada de três em três horas durante 20 minutos - das 10 as 22 horas - por três dias.

Os cientistas descobriram que a luz emitida pelos corpos aumentou e diminuiu ao longo do dia, com a intensidade mais fraca as 10 horas e mais alta as 16 horas, caindo progressivamente depois desse horário. Estas descobertas sugerem que as emissões de luz estao ligadas ao nosso relogio biológico, provavelmente devido a forma como os nossos ritmos metabólicos flutuam ao longo do dia.

Outro fato descoberto no estudo e que o nosso rosto brilha mais do que o resto do corpo. Segundo os pesquisadores, isto pode acontecer porque o rosto normalmente e mais bronzeado que o restante do corpo - pois e mais exposto a luz solar. A melanina, pigmento da pele, tem componentes fluorescentes que poderiam reforçar essa produção de luz.


O pesquisador Hitoshi Okamura, biólogo da Universidade de Kyoto, afirma que uma vez que a produção desta fraca luz esta ligada ao metabolismo do organismo, este estudo indica que câmeras que detectam essas emissoes poderiam ajudar a detectar condições médicas.

Se você puder ver essa trêmula luminosidade da superfície do corpo, você poderá ver toda a condição corporal - disse o pesquisador Masaki Kobayashi, biomédico do Instituto de Tecnologia em Sendai, no Japão, que também participou do estudo.

Fonte: JBOnline

Thursday, July 23, 2009

Plasticidade Cerebral

O neurocientista Michael Merzenich fala sobre um incrível poder do cérebro: sua habilidade de se reconectar de maneira ativa. Ele estuda maneiras de aproveitar a plasticidade cerebral para melhorar nossas habilidades e recuperar funções perdidas.

Video:


Fonte: Ted

Monday, July 20, 2009

Embrapa Promove Projeto Para Estimular O Consumo De Frutas, Legumes E Hortaliças



Pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos querem estimular no brasileiro o hábito de comer frutas e hortaliças que, atualmente, esta muito abaixo do total recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que e de 400 gramas por pessoa, no mínimo, por dia. 


O consumo médio por brasileiro e de apenas um terço dessa quantidade recomendada pela entidade.

Para isso, a Embrapa Agroindústria de Alimentos desenvolveu um projeto de promoção do consumo de frutas, legumes e hortaliças (FLV). 

A coordenadora do projeto, Virginia Matta, informou que o projeto pretende estimular o consumo desses alimentos por meio da distribuição de livretos educativos, em uma ação que abrange as famílias, escolas e creches, pontos de venda e empresas. Inicialmente, a ação será desenvolvida em Guaratiba, na zona oeste do Rio.

Virginia Matta disse que a população brasileira, de um modo geral, ainda não percebeu os benefícios que a ingestão de frutas e hortaliças traz para a saúde. "É preciso levar as pessoas o conhecimento de como e fundamental, cada vez mais, o consumo de frutas, legumes e verduras para a promoção e a manutenção da saúde". O projeto FLV busca promover uma mudança de hábito no brasileiro.
Segundo Virginia, a ingestão desses alimentos protege o organismo contra deficiências de vitaminas e minerais e aumenta a resistência as infecções.


Hoje já se sabe que esse é um dos principais fatores de risco para doenças não transmissíveis, as doenças crônicas, como doença cardiovascular, diabetes, obesidade e alguns tipos de cancer. O não consumo ou o consumo abaixo do recomendado é um dos dez principais fatores de risco para essas doenças. Se você não consome, está mais sujeito a essas ocorrências – revelou.

Com base na última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Virginia afirmou que o consumo de frutas e hortalicas e baixo em todo o país, independente da classe de renda.

A gente sabe que a diferença é maior nas classes mais baixas. Mas mesmo as classes média e alta tem consumo ainda abaixo do recomendado. Isso decorre principalmente da falta de hábito e de um problema de desinformação – explicou.

O projeto "Construção de uma estratégia de intervenção em nível local para a promoção do consumo de frutas, legumes e verduras (FLV)" engloba três livretos, que são dirigidos aos professores, agentes de saúde e gestores escolares. Uma das dicas apresentadas e substituir no consumo de sopas, no dia a dia, parte da batata, inhame e aipim por chuchu, cenoura, couve e abobrinha. Os pesquisadores sugerem tambem que se reduza a quantidade de sal e de temperos prontos nos alimentos, trocando-os por limão e ervas, entre as quais a salsa, cebolinha, manjericão e orégano.

Fonte: JBOnline

Thursday, July 16, 2009

O Mundo Vegetariano



Os primeiros 5 minutos do documentario " The Vegetarian World " feito no início da década de 80 (com legendas em português), aborda uma visão geral da história e das práticas do vegetarianismo pelo mundo. Nos vemos filmagens de arquivo de vegetarianos famosos como Leo Tolstoy, George Bernard Shaw entre outros.





Video:



Fonte: YouTube

Tuesday, July 14, 2009

Música Pode Ajudar O Coração E A Circulação


Pesquisadores da Universidade de Pavia, na Itália, afirmam que o tipo certo de música pode desacelerar o coração e abaixar a pressão sanguínea.

Músicas vibrantes como Nessun Dorma, de Puccini, que é cheia de crescendos e diminuendos, são melhores para ajudar na reabilitação em casos de derrames, de acordo com os estudiosos.
Melodias com ritmo mais acelerado aumentam os batimentos cardíacos, o ritmo respiratório e a pressão sanguínea. Já a música com ritmo mais lento gera o efeito contrário nos pacientes, segundo os pesquisadores.
A música já é usada em muitos hospitais britânicos por uma terapia barata e fácil de aplicar e também por gerar efeitos físicos perceptíveis no organismo, além de ter um impacto positivo no humor do paciente.
O estudo dos pesquisadores italianos foi publicado na revista especializada Circulation.

Respostas as músicas

O médico Luciano Bernardi e sua equipe de pesquisadores da Universidade de Pavia pediram a 24 voluntários saudáveis que ouvissem cinco faixas de músicas clássicas, escolhidas aleatoriamente, e monitorassem as respostas de seus corpos.
Entre as músicas escolhidas estavam a Nona Sinfonia de Beethoven, uma área de Turandot, de Puccini, a Cantata nº 169 de Bach, Va Pensiero, da ópera Nabuco, de Verdi, e Libiam Nei Lieti Calici, de La Traviata, também de Verdi.
Cada crescendo destas músicas, um aumento gradual do volume, "estimulava" o corpo e levava ao estreitamento dos vasos sanguíneos abaixo da pele, aumentando a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, além de provocar um aumento das taxas respiratórias.
Por outro lado, os diminuendos, diminuição gradual do volume, causavam o relaxamento, diminuindo os batimentos cardíacos e diminuindo também a pressão sanguínea.
"A música leva a uma mudança dinâmica e continua - e previsível, até certo ponto - no sistema cardiovascular", afirmou Bernardi. "Essas descobertas aumentam nossa compreensão de como a música pode ser usada na medicina de reabilitação."

Música e Silêncio

Os pesquisadores testaram várias combinações de música e silêncio nos voluntários e descobriram que as faixas que alternam entre ritmos rápidos e mais lentos, como óperas, parecem ser as melhores para a circulação e para o coração.
As árias de Verdi, que seguem frases musicais de dez segundos, parecem se sincronizar perfeitamente com o ritmo cardiovascular natural, de acordo com o estudo.

"Observamos grandes benefícios (do uso da música) para pessoas que tiveram derrames ou ataques cardíacos. O poder da música e simplesmente incrível", afirma Diana Greenman, diretora executiva da organização Music in Hospitals.

A instituição de caridade britânica especializada em levar música ao vivo a hospitais, asilos e casas de repouso, foi criada logo depois da 2ª Guerra Mundial para ajudar os veteranos feridos.

"Já observamos, em pesquisas anteriores, um estado emocional positivo, que pode ser desencadeado ao ouvir música, e que pode ajudar sobreviventes de derrames", disse um porta-voz da associação britânica especializada em tratamento de derrames, Stroke Association.

Sunday, July 12, 2009

Uma Imagem Super Hipnótica

A imagem não está se movendo .... mas você pode ter dificuldades em convencer os seus olhos deste fato.



Fonte: Mercola.com

Thursday, July 9, 2009

O Porque Do Brócolis Ser Essencial Pra Você


Brócolis é um membro da família do repolho, e muito próximo da couve-flor. O seu cultivo teve origem na Itália. Broccolo, é um nome italiano, que significa "broto de repolho".

O brócolis proporciona uma variedade de sabores e texturas desde suave (a flor) a fibroso e crocante (o talo e o tronco) devido aos seus diferentes componentes.


Não deixe que o cheiro dos compostos de enxofre que são liberados enquanto ele e cozido afaste você deste vegetal altamente nutritivo.

Proteção Contra o Cancer

Semelhante a outros vegetais crucíferos, o brócolis contém fitonutrientes sulforafane e indole que tem efeitos anticancerígenos importantes.

Os cientistas descobriram que o sulforafane incentiva as enzimas de desintoxicação do organismo, potencialmente por alterar a expressão gênica, contribuindo assim para limpar substâncias potencialmente carcinogenas mais rapidamente. Quando investigadores em Johns Hopkins estudaram o efeito do sulforafane sobre a formação tumoral em animais em laboratório, constataram que os animais que tinham recebido sulforafane tiveram menos tumores, e que os tumores que eles desenvolveram cresceram lentamente e pesavam menos, o que significa que eles eram menores.

Sulforafane tambem pode oferecer uma proteção especial para as pessoas com genes suscetíveis ao cancer de cólon, sugere um estudo realizado na Rutgers University, publicado online na revista Carcinogenesis.

Crucíferos Reduzem o Risco de Cancer de Bexiga

Estudos consistentemente mostram que as dietas ricas em legumes crucíferos , tais como brócolis, kale (tipo de repolho), repolho e couve-flor, estão associadas com uma menor incidência de alguns tipos de cancer, incluindo pulmão, cólon, mama e ovário. E a pesquisa publicada no International Journal of Cancer (Zhao H, Lin J) sugere que o cancer da bexiga pode se juntar a lista.

As propriedades dos vegetais crucíferos de combate ao cancer são "bem conhecidas" e entendidas como o resultado dos seus altos níveis de ativos fitoquímicos chamado glicosinolatos, que o corpo metaboliza em isotiocianatos (que são anticancerígenos poderosos).

Kaempferol, um Protetor Contra Cancer de Ovário

Foi observado que as mulheres cujas dietas são ricas em kaempferol, um flavonóide concentrado em chá (como cha verde), brócolis e cebola, tem 40% menor risco de cancer do ovário, em comparação com as mulheres que ingerem muito menos kaempferol. (Ta Gates, Tworoger SS, et al. Int J Cancer.)

Quantas porcoes semanais de legumes crucíferos você precisa para diminuir seu risco de cancer? Apenas de 3 a 5 porções (menos de uma porção por dia! ).
Sendo uma porção = 1 xicara.



Brócolis é um Vegetal que Protege o Cardíaco

Brócolis tem sido apontado como um no pequeno número de vegetais e frutas, que contribue para a redução significativa no risco de doença cardíaca visto em uma recente meta-análise de sete estudos prospectivos. Das mais de 100.000 pessoas que participaram destes estudos, aquelas que mais frequentemente incluem brócolis, chá, cebolas e maças ( ricas fontes de flavonóides ) nas suas dietas adquiriram uma redução de 20% no risco de doença cardíaca.

Desintoxicação

Por cerca de 20 anos, temos conhecimento de que muitos fitotonutrientes trabalham como antioxidantes para desarmar radicais livres antes que eles possam danificar o DNA, as membranas celulares e as moleculas que contêm gordura, como o colesterol. Agora, novas pesquisas estão revelando que os fitonutrientes do brócolis agem em um nível muito mais profundo. Realmente estes compostos avisam nossos genes para aumentar a produção de enzimas envolvidas na desintoxicação, o processo de limpeza através do qual o corpo elimina compostos prejudiciais.


Um estudo publicado no Antimicrobial Agents and Chemotherapy apoia a capacidade do brócolis de eliminar Helicobacter pylori (H. pylori). Neste estudo, o sulforafane foi capaz de erradicar completamente H. pylori em 8 dos 11 animais que tinham sido infectados. Os resultados foram tão dramáticos que os pesquisadores concluíram que o brócolis rico em sulforafane pode ser benéfico para o tratamento ou prevenção da infecção por H. pylori, uma causa primária de úlceras. Uma investigação clínica está sendo prevista para que venha confirmar estes resultados e outros semelhantes achados, e potencialmente oferecer uma abordagem eficaz de uma dieta para eliminar H. pylori.

Nutrientes do Brócoli Cozido no Vapor

1 Xicara ( 156 gramas )

Vitamina C 123.40 mg
Vitamina K 155.20 mcg
Fibra 4.68 g
Manganês 0.34 mg
Potássio 505.44 mg
Vitamina B6 0.22 mg
Vitamina B2 0.18 mg
Fósforo 102.80 mg
Magnésio 39.00 mg
Proteína 4.66 g
Omega 3 0.20 g
Vitamina B5 0.79 mg
Ferro 1.37 mg
Cálcio 74.72 mg
Vitamina B1 0.09 mg
Vitamina B3 0.94 mg
Zinco 0.62 mg
Vitamina E 0.75 mg



Assunto relacionado :

Thursday, July 2, 2009

O Paracetamol E O Seu Fígado

Dose máxima de paracetamol deve cair, dizem especialistas

As doses máximas diárias recomendadas de Tylenol e outros analgésicos que contém paracetamol devem ser reduzidas por causa de preocupações com danos a saúde, afirmou um painel de médicos especialistas a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.


O comitê de especialistas decidiu, por 21 votos contra 16, recomendar que a dose diária máxima de paracetamol - uma substância encontrada em analgésicos como Tylenol e Excedrin e em muitos remédios para tosse - seja reduzida de 4.000 miligramas para 2.600 miligramas. No Brasil, a recomendação máxima e de 4.000 miligramas em 24 horas, de acordo com a bula do Tylenol.


Os especialistas disseram, porém, que são contra a limitação da quantidade de paracetamol que pode ser vendida em cada embalagem.


A substância pode ser encontrada em garrafas com 1 mil comprimidos em lojas como a Costco Wholsale, nos EUA.
"Acho que precisamos transmitir a mensagem de que existe um problema com esse medicamento", afirmou Winifred A. Landis, membro do painel. A farmacêutica defendeu que a FDA estude qual o tamanho das embalagens de Tylenol e outros produtos que contém paracetamol que podem ser vendidos em lojas que não sejam farmácias.


A FDA diz que a substância e segura se tomada dentro dos níveis recomendados. No entanto, como o paracetamol está presente em diversos medicamentos contra dor, febre e tosse, muitas pessoas nao percebem que estão tomando vários remédios que contém o mesmo ingrediente.


O paracetamol, ou acetaminofeno, e a principal causa de problemas do fígado nos Estados Unidos, causando 56 mil hospitalizações a cada ano. Os EUA registram ainda 200 mortes anuais ligadas a substância.


"Pode acontecer com qualquer um, mas e muito raro", disse o médico Lee Simon, professor associado da Faculdade de Medicina de Harvard, e que participou da reunião do comitê. É obvio que precisamos melhorar a comunicação sobre esses produtos, porque eles estão em toda parte e ainda vemos pessoas tomando overdoses sem notar".


A FDA não é obrigada a seguir a recomendação do comit~e de especialistas, mas costuma fazê-lo.