Monday, March 23, 2009

O Motivo Pelo Qual Os Cabelos Ficam Prateados Já Não É Uma Área Cinzenta




Uma equipe de cientistas europeus finalmente resolveu um mistério que tem nos causado perplexidade ao longo dos tempos: porque os nossos cabelos ficam grisalhos. Apesar da noção de que o cabelo branco é um sinal de sabedoria, os pesquisadores mostram que a sabedoria não tem nada a ver com isso.

A causa dos cabelos ficarem grisalhos e uma acumulação massiva de peróxido de hidrogênio devido ao desgaste e a quebra dos nossos folículos capilares . O peróxido acaba bloqueando a síntese normal da melanina , o nosso pigmento natural do cabelo .

"Não só as pessoas loiras mudam a cor de seus cabelo com peróxido de hidrogênio", disse Gerald Weissmann, MD, Editor-chefe do Jornal The Faseb . "Todas as nossas células do cabelo produzem uma parte pequeninha de peróxido de hidrogênio, mas conforme nos envelhecemos, esta pequena parte torna-se uma grande porção. Nós branqueamos o pigmento do nosso cabelo de dentro pra fora, e o nosso cabelo fica cinza e em seguida branco. Esta investigação, porém, é um primeiro passo importante para chegar na raiz do problema, por assim dizer. "




Os pesquisadores fizeram esta descoberta examinando culturas de células de folículos humanos . Eles descobriram que a acumulação de peróxido de hidrogênio, foi causada por uma redução de uma enzima que quebra o peróxido de hidrog~enio em água e oxigênio (catalase)


Eles tambem descobriram que os folículos capilares não puderam reparar os danos causados pelo peróxido de hidrogênio devido aos baixos níveis de enzimas que normalmente servem esta função (MSR A e B). Para complicar ainda mais esta questão, os elevados níveis de peróxido de hidrogênio e os baixos níveis de MSR A e B, interrompem a formação de uma enzima (tirosinase) que leva a produção de melanina nos folículos capilares. 
Melanina é o pigmento responsável pela cor do cabelo, cor da pele e cor dos olhos. Os investigadores especulam que uma diminuição semelhante na pele poderia ser a causa do vitiligo.


"Este estudo é um excelente exemplo de como a investigação básica em biologia pode nos beneficiar de uma forma jamais imaginada," disse Weissmann.

Fonte ScienceDaily

Leia também:

Quer se admita ou não, a cor do cabelo parece comunicar algo sobre você ao mundo - Dr Mercola

The Faseb Journal



Desvendando os segredos dos cabelos brancos - The New York Times

Pesquisadores ligam cabelos grisalhos a proteção contra o cancer - New Scientist via Folha Online

No comments: