Os cientistas da Universidade de Nova York declararam na última quarta feira, que existem possibilidades dos pensamentos otimistas virem de duas partes do cérebro , as quais tem papéis importante na capacitação das pessoas, como já dizia a velha canção, acentua o positivo.
Os investigadores disseram que detalhar exatamente as regiões do cérebro envolvidas no otimismo e no pensamento positivo sobre o futuro, podem também esclarecer o que acontece de errado com as pessoas depressivas.
Eles usaram imagens sofisticadas do cérebro para seguir os sinais de atividade em 15 adultos jovens -- sete homens e oito mulheres -- enquando eles lhes pediam que imaginassem cenas futuras. Incluindo ganhar muito dinheiro, ganhar um prêmio, ir a uma festa de aniversário ou jogar bola ou ir ao zoo, ser enganado, o fim de um relacionamento romântico, ir a um funeral e outros.
Quando as cenas eram imaginadas preenchidas de otimismo, duas regiões do cérebro - cingulate anterior e amygdala-- se iluminavam com atividade nos mapeamentos do cérebro , explicaram os pesquisadores.
O que é interessante notar é que estas duas regiões envolvidas na projeção de futuro otimista são as mesmas duas regiões que nós observamos afetadas num estado depressivo," Elizabeth Phelps, professora de psicologia e de neurociência da Universidade de Nova York e participante da pesquisa, disse em uma entrevista por telefone.
Não era claro o que acontecia de errado nestas duas áreas e que poderiam contribuir a uma depressão. "Mas os nossos dados sugeriram que uma das coisas é dificultar o pensamento de forma otimista sobre as coisas. Naturalmente, um dos sintomas preliminares da depressão é o pessimismo, "Phelps disse
Phelps disse que as descobertas tem o potencial de ajudar a orientar novos tratamentos para a depressão futuramente.
A pesquisa foi publicada no Journal Nature .
Induzir o Otimismo
Cingulate Anterior é a parte do córtex cerebral frontal que pode estar envolvida em regular as respostas emocionais. E amygdala é uma estrutura cerebral em forma de amêndoa localizada no lóbulo temporal medial e envolvida na emoção.
"Compreender o otimismo saudável é importante porque o otimismo está relacionado a saúde mental e física e ao sucesso. Nós podemos ter pessoas que não são necessariamente depressivas mas tem níveis diferentes de otimismo, "disse Tali Sharot da University College London que estava em Universidade de NY quando o estudo foi conduzido.
Phelps disse que a equipe de pesquisa não está dizendo que estas são necessariamente as únicas regiões do cérebro envolvidas no otimismo.
Os investigadores disseram que examinaram como o cérebro gera o que alguns cientistas chamam de " the human optimism bias" .
"Seres humanos esperam eventos positivos no futuro mesmo quando não há nenhuma evidência que apoie tais expectativas," publicou o Journal Nature.
"Um exemplo, as pessoa esperam viver por muito tempo e serem mais saudáveis do que a média, elas subestimam sua probabilidade de se divorciarem e superestimam suas chances de sucesso no mercado de trabalho," eles escreveram.
Phelps disse que os pesquisadores tiveram dificuldade em induzir os voluntários a pensarem em eventos puramente neutros no futuro.
"Eles tendiam a imaginar os eventos positivamente," ela disse.
"Nós de certa forma, tropeçamos neste "Optimism Bias" que os psicólogos já falaram anteriormente.
Fonte: Reuters
A pesquisa contou com o apoio :
The National Institute of Mental Health
Mais sobre este assunto :
http://www.sciencedaily.com/releases/2007/10/071024130436.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9rebro_humano