Monday, December 22, 2008

Ano Novo !

Dando as boas-vindas ao ano novo, selecionei algumas imagens dos parques aqui de Curitiba pra compartilhar com vocês. Alegrias e realizações para todos nós em 2009.



Créditos: Mosen Vimeo

Monday, December 15, 2008

Comer Pouco Prolonga A Vida Em Mamíferos

Comer pouco é a maneira mais eficaz de ter uma vida mais longa, segundo um estudo de cientistas japoneses publicado pela revista "Nature"


Os cientistas estudaram o efeito da enzima RHEB-1 no prolongamento da vida e como este componente se altera em função da ingestão calorica de cada indivíduo. 


A pesquisa foi feita com uma espécie de vermes da terra, mas a equipe da Universidade de Kyoto afirma que a teoria e aplicável também aos mamíferos.


Segundo o estudo, "a restrição alimentícia é a intervenção mais eficaz e mais reproduzível para estender a expectativa de vida em espécies completamente diferentes".



Os cientistas da Universidade de Kyoto utilizaram vermes da espécie Caenorhabditis elegans na pesquisa e conseguiram comprovar que aqueles que deixavam de comer durante dois dias prolongaram a vida em torno de 50%.


Além disso, os vermes que jejuavam a cada dois dias eram mais resistentes aos processos de "estresse oxidativo", e mostraram menos sintomas de declive físico relacionado ao envelhecimento do que animais que puderam comer o quanto quisessem.

Monday, December 8, 2008

A Vida Conectada

Filme falando sobre os hábitos de consumo da humanidade nos dias atuais e seus impactos ambientais, destacando a questão do consumo alimentar de carne animal e como isso afeta negativamente o nosso planeta.

Mostra também novos hábitos que podemos e devemos adquirir para tentar frear a destuição.

Video: Parte 1




Video: Parte 2



Fonte: TheCognoscereNew YouTube Channel

Monday, December 1, 2008

Tempo De Vida de Crianças Com AIDS Aumenta, Mas Preconceito Continua

O estudo 'Ampliação da Sobrevivência de Crianças com Aids: Uma Resposta Brasileira Sustentável', realizado pelo Ministério da Saúde, mostra que as chances de sobrevivência de crianças menores de 13 anos que vivem com a doença aumentaram desde o início da epidemia, nos anos 80.

Entre 1980 e 2007, as chances de a criança sobreviver durante 60 meses após o diagnóstico subiram cerca de 3,5 vezes. Em 1988, antes da introdução da Terapia Anti-Retroviral de Alta Potência (Tarv), uma criança com aids tinha cerca de 25% de chance de estar viva apos 60 meses.

As que foram diagnosticadas no período de 1999 a 2002, após o uso da Tarv, tinham cerca de 86%. O estudo acompanhou crianças dos 26 estados e do Distrito Federal.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2006 foram identificados 561 casos de aids em menores de 5 anos. Em criancas nessa faixa etaria caiu de 5,5 por 100 mil habitantes em 1986 para 3,1 por 100 mil habitantes em 2006.

A médica infectologista responsável pela área de Aids Pediatrica do Hospital Santa Casa de São Paulo, Flavia Almeida, diz que o aumento da sobrevida da criança e o resultado da assistência exemplar oferecida pelo Brasil, com acesso aos melhores e mais modernos medicamentos.

Hoje, temos poucas crianças pequenas se tratando com aids, a grande maioria tem acima de 10 anos, os bebês com aids cresceram e a transmissão pela mãe reduziu - explica.
Flavia afirma que 50% das 100 criancas atendidas no Hospital de Santa Casa são órfãs e que a grande dificuldade e manter a adesão ao programa, já que as crianças dependem de alguém para tomar o medicamento de forma periódica e muitas crianças não toleram seu gosto.

Outro problema destacado é o preconceito.


Muitos ainda acham que aids é doença de homossexual e usuário de drogas - destaca a médica.

Algumas instituições no Brasil, trabalham com crianças vítimas da doença. É o caso da organização não governamental Vida Positiva, que atende crianças de origem pobre, entre 3 e 15 anos, encaminhadas pela Vara da Infância de Brasília.

Segundo Vicky Tavares, quando as crianças chegaram na entidade estavam muito doentes, mas com o uso adequado do coquetel, aliado a boa alimentação e aos cuidados necessários, a carga viral foi zerada, ou seja, não tem qualquer doença e podem ter vida normal.

Temos esta ótima notícia do aumento da sobrevida das crianças, mas a gente tem que comecar a correr atrás da sobrevida com dignidade, pois as pessoas ainda tem muito preconceito, que causam danos irreparáveis. Todas as crianças estudam, mas sofrem discriminação dos próprios professores ou dos pais que impedem que seus filhos se relacionem com as nossas crianças - lamenta Vicky.


Fonte : JB Online