Thursday, August 23, 2007

Divisão Embrionária das Células Tronco

Células Embrionárias são as células que formam os embriões dos seres vivos multicelulares. Podem ser células indiferenciadas, células totipotentes ou células tronco.


As células tronco embrionárias são extraídas dos embriões e acredita-se que as CT embrionárias podem se transformar em qualquer outra célula. As CT adultas são mais limitadas, podendo apenas gerar tecidos específicos. Devido a essa limitação acredita-se que as células tronco embrionárias sejam mais eficientes. Contudo, a pesquisa com esse tipo de células ainda é incipiente .

Video: (em inglês)






Fonte: PPTS YouTube Channel

Friday, August 17, 2007

Entendendo Melhor A Acupuntura


Os antigos chineses compreenderam que todo e qualquer ser vivo é sustentado por um equilíbrio entre duas forças de energias opostas, chamadas Yin e Yang. Juntas, elas são a essência da vida ou o Qi (energia vital) que flui através do corpo pelos canais invisíveis chamadas de meridianos. A metade de determinados órgãos e meridianos são governados por Yin e a outra metade por Yang. Quando Yin e Yang estão em desequilíbrio no corpo, isto causa um bloqueio do Qi e consequentemente uma doença.

Os desequilíbrios entre Yin e Yang podem ser causados por stress, depressão, choques emocionais, alimentação inapropriada, ou podem ser afetados pelo vento, tempo quente ou frio, umidade ou seca, fogo (calor) traumas, machucaduras (por insetos ou animais), etc. Com o propósito de diagnosticar,Yin e Yang são subdivididos em interno e externo, quente e frio, deficiente e excessivo, e outros. A doença é compreendida como um rompimento da energia que flui através do corpo ao longo dos meridianos ligados a específicos sistemas e órgãos internos .



De acordo com a teoria médica Chinesa, a energia vital da vida circula através do corpo humano por uma rede de canais (os meridianos). Quando este fluxo energético é estável e não está obstruído, o resultado é uma boa saúde. Mas, se este fluxo está deficiente ou excessivo, desconfortos e doenças ocorrerão.


Por exemplo, costas tensas podem ser devido ao bloqueio do fluxo energético no canal da Bexiga o qual passa pelos dois lados da coluna vertebral (conforme o desenho a cima).

O objetivo da acupuntura é corrigir desequilíbrios da energia inserindo agulhas em pontos específicos ao longo dos meridianos para assistir o poder de recuperação do próprio corpo, ajustar ou rebalancear o fluxo da energia e ajudar a pessoa a recuperar a saúde.

Pesquisas atuais tem determinado que a acupuntura estimula certos sistemas a liberar certas substâncias químicas, como endorfinas e hormônios, as quais afetam os humores, a saúde e a percepção da dor. Elas também tem mostrado que a acupuntura melhora as funções do sistema imunológico e as atividades hormonais.

Fonte :

Ilustração :

Friday, August 10, 2007

Torne-se Mais Jovem, Viva Por Mais Tempo

Texto extraído do primeiro capítulo do livro

Escapando Da Prisão Do Condicionamento


Você tem vivido dentro de uma pessoa que não possui paredes visíveis - os confins do seu eu derivam totalmente dos hábitos e do condicionamento da sua mente. Se você está comprometido com o objetivo de tornar-se mais jovem, é necessário escapar dessa prisão. Voce não é culpado por viver dentro de limitações desnecessárias. Se uma corda está amarrada na pata de um bebê elefante e presa a uma estaca fixada no chão, ele aprende que só pode se mover de forma bastante limitada. Anos mais tarde, já como um adulto poderoso, ele ainda permanece preso a limites restritos quando sua perna está escorada, muito embora tenha a força necessária para arrancar uma árvore inteira do solo. Ele ficou condicionado a aceitar as limitações que lhe foram impostas.


Da mesma forma, a maior parte das pessoas pensa e age dentro dos limites restritos com os quais aprendeu a conviver durante a infância, sem questionar as acepções básicas que estruturam sua visão de mundo. Para ter uma vida mais saudável, rica e criativa, você precisa reconhecer que a maior parte daquilo que aceita como verdadeiro deriva de hábitos de pensamento. Nascemos dentro de um cenário no qual todos conversam, predominantemente, sobre o mundo. Assim que nos tornamos capazes de falar, entramos nesse bate papo, reforçando com nossos pensamentos e atitudes os padrões de pensamento e comportamento que nos cercam. Isso é, inequivocamente, legítimo em relação a como vemos o corpo e o seu envelhecimento.

Até bem recentemente, poucos haviam questionado a noção de que o envelhecimento é  irreversível, e por isso, de geração em geração, as pessoas reforçaram o pensamento habitual de que ficar mais velho significava um declínio progressivo na capacidade mental e física. Agora chegou a hora de mudarmos os nossos hábitos de pensamento e conduta, e alterar a nossa experiência do corpo e do processo de amadurecimento.








As Possibilidades Quânticas

A palavra "quantum" - do latim, que significa "quanto"- descreve a menor unidade a ser chamada de partícula.

Escorados pelas tradições orientais de sabedoria, pelas novas e impressionantes descobertas da física quantica moderna e pela nossa própria experiência pessoal e profissional, convidamos você a experimentar e mudar sua maneira de pensar o mundo e o seu corpo. A despeito de quão radicais algumas dessas idéias possam parecer a princípio, nós o encorajamos a testar os métodos práticos que oferecemos e experimentar por si próprio como este programa pode revitalizar o seu corpo e a sua mente.
A partir da perspectiva da física quântica, a realidade é um lugar mágico e misterioso. Ao passo que o tempo e o espaço predominam, e a entropia, a decadência e o envelhecimento fazem parte do curso natural dos eventos no plano físico da vida cotidiana, esses não são aspectos da realidade quântica. O reino quântico é a nascente da potencialidade pura, o lugar de onde vem a matéria prima para o nosso corpo, a nossa mente e o universo físico. O domínio quântico é o berço da criação, o mundo invisível onde o visível é projetado e montado. Podemos resumir os princípios básicos da física quântica em cinco pontos :


1. No reino quântico não há objetos fixos, apenas possibilidades.


2.No reino quântico, tudo está entrelaçado e forma algo único, indivisível.


3.Os avanços espetaculares são um aspecto do reino quântico. Quem dá tais saltos possui a capacidade de ir de uma localização no espaço ou no tempo para outra, sem ter de passar por nenhum outro lugar ou época nesse interim.


4. Uma das leis do reino quântico é o Princípio da Incerteza, que estabelece que um fato é uma partícula (matéria) e uma onda (energia) simultaneamente. Sua intenção determina se o que você vê é uma partícula ou uma onda.


5. No reino quântico, é necessário um observador para se criar um fato. Antes de uma partícula subatômica ser obervada, ela só existe de forma virtual; todos os fatos são eventos virtuais até o momento em que são observados.


O seu próprio sistema mental e corporal também é uma expressão do mesmo campo quântico que é a base de tudo que existe no universo. Por esse motivo, você pode explicar esses princípios na maneira que vê o seu corpo e o seu amadurecimento. Dizendo em outras palavras, baseando-se nos termos da sua biologia, eles seriam os seguintes :


1. Você não é meramente o corpo físico que habitualmente identifica. Seu estado essencial é um campo de infinitas possibilidades.


2. Seu corpo é inseparável do universo como um todo. Quando você se sente perfeitamnte saudável e íntegro, acaba percebendo que está expandido. A limitação só advém quando há um desconforto ou em caso de doença. Isso vem de um sentimento de separação.


3. Você é capaz de dar saltos quânticos em percepção e interpretação. Com esses saltos, você pode não apenas alterar a experiência do corpo físico como também a sua própria estrutura. Seu corpo físico é capaz de dar um salto quântico de uma era biológica para outra, sem ter de passar por todas as eras intermediárias.


4. Seu corpo é, ao mesmo tempo, material (parecido com uma partícula) e não material (parecido com uma onda). Você pode escolher entre experimentar o seu corpo como algo físico ou como uma rede de energia, transformação e inteligência.


5. Antes de decidir que era biológica quer experimentar, você é todas as eras biológicas possíveis. Compete a cada um decidir qual era quer incorporar.


Se você opta por se ver como uma entidade física, separada de tudo, acaba descartando a chance de reverter o processo de envelhecimento. Se estiver apto a olhar para dentro de si mesmo como um campo de possibilidades, intimamente relacionadas com tudo o mais, novas e maravilhosas oportunidades acabam vindo à tona. Queremos encorajá-lo a usar esses pensamentos para desencadear uma mudança de paradigma na sua consciência. Como essa modificação, você poderá obter uma compreensão complementamente diferente do sistema corporal e mental que habita, do mundo que percebe e da essência do seu ser.


Ver o seu corpo a partir da perspectiva da física quântica
disponibiliza novas maneiras de compreender e
experimentar o corpo e o seu envelhecimento.
A essência prática dessa nova compreensão está no fato de
os seres humanos poderem retardar o seu amadurecimento.


Friday, August 3, 2007

A Rede De Neurônios E Como Ela Funciona

Neurônio é a célula do Sistema Nervoso responsável pela condução do impulso nervoso. Há cerca de bilhões de neurônios no sistema nervoso humano. O neurônio é constituído pelas seguintes partes: corpo celular (onde se encontra o núcleo celular), dendritos (prolongamentos numerosos e curtos do corpo celular, receptores de mensagens), axônio (prolongamento que transmite o impulso nervoso vindo do corpo celular) e telodendritos.


O neurônio pode ser considerado a unidade básica da estrutura do cérebro e do sistema nervoso. A membrana exterior de um neurônio toma a forma de vários ramos extensos chamados dendritos, que recebem sinais elétricos de outros neurônios, e de uma estrutura a que se chama um axônio que envia sinais elétricos a outros neurônios. O espaço entre a dendrite de um neurônio e os telodendritos de outro é o que se chama uma fenda sináptica: os sinais são transportados através das sinapses por uma variedade de substâncias  químicas chamadas neurotransmissores. O córtex cerebral é um tecido fino composto essencialmente por uma rede de neurônios densamente interligados tal que nenhum neurônio está a mais do que algumas sinapses de distância de qualquer outro neurônio.

Video Rede de Neurônios




Fonte: Neuroscience YouTube Channel

Os neurônios recebem continuamente impulsos nas sinapses das seus dendritos vindos de milhares de outras células. Os impulsos geram ondas de corrente elétrica (excitatória ou inibitória; cada uma num sentido diferente) através do corpo da célula até a uma zona chamada a zona de disparo, no começo do axônio. É aí que as correntes atravessam a membrana celular para o espaço extracelular, e a diferença de voltagem que se forma na membrana determina se o neurônio dispara ou não.


Wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Neur%C3%B3nio


Polêmica

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Copenhague defende a idéia de que os sinais enviados do cérebro para o resto do corpo não são de natureza elétrica. Eles defendem que os nervos enviam sinais de som.